Coimbra

José Manuel Silva compromete-se a modernizar o aeródromo municipal (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 05-03-2022

O presidente da Câmara de Coimbra disse hoje que o município está a desenvolver “empenhadamente”  o trabalho para a modernização do Aeródromo Bissaya Barreto, que irá implicar novas certificações para operações aéreas, interrompidas durante o mandato do executivo anterior, e o alargamento da pista.

PUBLICIDADE

O Aero Clube de Coimbra apresentou hoje uma nova aeronave e José Manuel Silva considerou este passo como um “estímulo que irá desafiar a Câmara para um maior investimento e empenho na modernização do aeródromo, que deixava algo a desejar”.

Admitindo a necessidade do aumento do comprimento da pista e de melhorias necessárias ao que chamou de  “funcionamento de grande qualidade”, o autarca entende que o aeródromo “pode ser um dos motores do desenvolvimento da Região de Coimbra”.

PUBLICIDADE

Admite que atualmente “existe o necessário para aumentar a pista até perto dos mil e duzentos metros, que é o limite daquilo que se considera um aeródromo”.

O “controlo da parte arbórea por razões de segurança” e a “aquisição de mais alguns terrenos” estão também nos planos do município de Coimbra para que o aeródromo “contribua para o desenvolvimento económico, turístico e social da Região de Coimbra”.

PUBLICIDADE

publicidade

Há uma “excelente relação entre a Câmara de Coimbra e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra” – entidade proprietária da infraestrutura – para realizar a intervenção no aeródromo, “independentemente da titularidade dos terrenos em que ele se encontra instalado porque ele serve a  gente de Coimbra” revela o edil ao almejar a criação da “área metropolitana de Coimbra”.

Relativamente à atualização dos certificados obrigatórios ao funcionamento do aeródromo, José Manuel Silva revela que “o diretor do aeródromo – ao serviço do município – já desenvolveu todos os manuais que são necessários para recuperar e manter algumas certificações e para o aeródromo poder evoluir, em crescimento e modernidade”.

A convite do Aero Clube de Coimbra, José Manuel Silva voou no novo avião e no final afirmou que Coimbra dispõe agora de uma aeronave moderna capaz de proporcionar o melhor nível e qualidade de ensino aos alunos e lazer.

“Foi uma experiência muito interessante ver a belíssima cidade de Coimbra por cima e aproveitar para fazer alguma fotografia aérea”, concluiu.

Veja a entrevista em direto do Notícias de Coimbra.

 

Veja a descolagem do novo avião no direto do Notícias de Coimbra, onde viajou o presidente da Câmara de Coimbra. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE