Política

José Manuel Silva alerta para promessas falsas “tipo banha da cobra” de adversários

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 horas atrás em 07-10-2025

Na Feira dos 7, em Coimbra, o candidato à reeleição à presidência da Câmara Municipal, José Manuel Silva, da coligação Juntos Somos Coimbra, destacou esta terça-feira, 7 de outubro, a importância do contacto direto com a população e apresentou a visão para um eventual novo mandato.

“O contacto com as pessoas é muito importante, em qualquer lado. Durante estes quatro anos andámos pelas freguesias, reunimos com centenas de associações e escoltámos os seus problemas”, afirmou José Manuel Silva, acrescentando que a sua experiência na área da saúde o ajudou a estabelecer uma ligação mais próxima com a comunidade: “A minha profissão faz-me ter uma facilidade muito especial no contacto com todo o tipo de pessoas: ouvir sugestões, opiniões, críticas, apoios e elogios. Estamos preparados para isso tudo.”

O candidato explicou ainda que, durante a visita à feira, esclareceu dúvidas sobre a organização do evento: “Algumas pessoas pensavam que a responsabilidade da gestão desta feira era da Câmara, mas não é. É da Junta de Freguesia. O processo de esclarecimento e diálogo é fundamental para qualquer missão de serviço público.”

PUBLICIDADE

O autarca destacou o reconhecimento público do trabalho realizado ao longo do mandato. “As pessoas reconhecem que Coimbra está com outra dinâmica, mais vida, mais empresas, a atrair jovens. Temos ouvido muito mais elogios do que críticas, mas há lacunas que ainda precisamos de resolver”, afirmou, reforçando que apresentou um programa para oito anos, para dar continuidade ao desenvolvimento do concelho.

Questionado sobre as freguesias rurais, o candidato afirmou que ainda há desafios locais: “Há questões que têm a ver com a ação local e os Presidentes de Junta. Nós duplicámos o financiamento das juntas de 8,9 milhões para 18,4 milhões em três anos, mas cada obra custa centenas de milhares de euros.”

José Manuel Silva criticou ainda o que classificou de “campanha de promessas irrealistas”: “As pessoas já não se deixam enganar por promessas tipo banha da cobra. Ninguém pergunta de onde vem o dinheiro. A Câmara só consegue resolver problemas com mais receita, gerando desenvolvimento.”

O candidato destacou os números da evolução do concelho: “Coimbra ganhou jovens, atrai empresas. Só nos últimos quatro anos aumentámos em 60% o número de grandes empresas instaladas no concelho. Criámos novas zonas industriais e estamos a expandir o IPAR. Há uma nova dinâmica empresarial.”

Na educação, sublinhou investimentos nas escolas e creches: “Alterámos o plano municipal que previa encerramentos de escolas. Investimos em pré-escolar e primeiro ciclo, vamos criar a primeira creche municipal e reabilitar várias escolas. Estamos a investir como nunca no concelho.”

Sobre o futuro, José Manuel Silva manteve a confiança num novo mandato: “Acredito numa maioria. Continuaremos a resolver problemas, teremos mais receita para investir, reduzir taxas e derramas, e criar condições para que o próximo mandato seja de grande desenvolvimento para Coimbra e para as pessoas.”

A visita à Feira dos 7 serviu, segundo o candidato, para reafirmar o compromisso com a população e com o desenvolvimento sustentável do concelho: “Criámos as condições para não voltar atrás. Queremos continuar a trabalhar para Coimbra continuar a crescer e a prosperar.”

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE