Cidade

José Manuel de Vasconcelos aborda obra do poeta Afonso Duarte

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 20-05-2015

O ciclo mensal “Coimbra (t)em Poesia”, promovido pela Câmara Municipal de Coimbra, prossegue, no dia 21 de maio, às 18:15, na Casa da Escrita, com a presença do poeta, ensaísta e tradutor José Manuel de Vasconcelos, que abordará a obra do poeta Afonso Duarte.

PUBLICIDADE

José Manuel de Vasconcelos nasceu em Lisboa, licenciou-se em Direito e exerce a advocacia. Poeta, ensaísta e tradutor, publicou vários livros de poesia, o último dos quais, A Mão na Água que Corre (Assírio & Alvim). Obteve o prémio SPA/RTP. Publicou textos ensaísticos e críticos e tem colaboração dispersa pelas principais revistas literárias e jornais portugueses. Tem escrito igualmente sobre pintura, nomeadamente em catálogos de exposições.

Afonso Duarte nasceu em Ereira, a 1 de janeiro de 1884 e morreu em Coimbra, a 5 de março de 1958.Poeta, formou-se em Ciências Físico-Naturais pela extinta Faculdade de Filosofia de Coimbra. Exerceu funções docentes até ser aposentado de forma compulsiva, pelo regime salazarista, em 1932, data a partir da qual se dedicou quase exclusivamente à obra literária e de investigação nos domínios da pedagogia e da etnografia.

PUBLICIDADE

publicidade

Tendo co-fundado, com António de Sousa, Branquinho da Fonseca, João Gaspar Simões e Vitorino Nemésio, a revista coimbrã Tríptico (1924), colaborou, ainda, em várias publicações periódicas, como A Águia, Contemporânea, Presença, Manifesto, Portucale, Notícias do Bloqueio, Cadernos de Poesia ou Litoral.

Como referiu Manuel dos Santos Alves, em “Sinopse de Literatura Portuguesa”, Afonso Duarte é “um poeta em permanente actualidade, dado que vai acompanhando todos os movimentos poéticos da primeira metade do século XX. Nasce numa atmosfera de saudosismo dominado por Teixeira Pascoais. Entretanto, surgem outras escolas a que adere sem compromisso, mas com ironia e pendor populista. Logo as crianças, o desenho infantil, as pedras, as águas. Aparece, então, como saudosista no conteúdo e um modernista na forma.

PUBLICIDADE

A sessão do Ciclo Coimbra (t)em Poesia, prevista para o mês de junho (dia 25) terá como intervenientes João de Mancelos e Rosa Oliveira.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE