Coimbra

José Falcão celebra 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 09-12-2018

 

PUBLICIDADE

A Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, vai comemorar a 10 de dezembro o Dia Internacional dos Direitos Humanos junto da comunidade educativa.

PUBLICIDADE

publicidade

Este ano, essa efeméride coincide com a “Celebração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos” e a Escola vai dedicar o dia ao desenvolvimento de um conjunto de iniciativas no âmbito do alerta “12 Anos para Salvar o Planeta!” feito em outubro pelo Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas da ONU.

Irá realizar-se no anfiteatro da Escola, ao longo do dia, um Seminário subordinado aos temas “A Desertificação do Interior, Reordenamento da Floresta, Prevenção das Alterações Climáticas, Proteção contra os Incêndios e Apoio às Populações. Reflexões e contributos para a mudança de Paradigmas” que terá como convidados  Domingos Xavier Viegas e  Luís Mário Ribeiro, do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF) da Universidade de Coimbra, Nuno Gomes, biólogo e administrador da empresa Bluemater, ligado à pesquisa de soluções eficientes para o tratamento de águas potáveis e residuais, Pedro Cortes, técnico ligado à problemática da gestão e da intervenção florestal e Ana Perpétuo, promotora de ações de voluntariado e prestação de auxílio às populações, entre outros convidados oriundos das áreas ardidas em outubro do ano passado da região de Tondela.

PUBLICIDADE

Será moderador do Seminário o professor Paulo Santiago, da Escola José Falcão.

Em simultâneo, na Biblioteca Escolar irá realizar-se de manhã uma Palestra subordinada ao tema “A Inversão das Biodiversidades Urbana e Rural” por Jorge Paiva, biólogo e investigador jubilado da Universidade de Coimbra, especialista em Recursos Naturais e Meio Ambiente.

O seminário e a palestra são destinados aos alunos do 10º ano de escolaridade no âmbito dos Direitos Humanos e, simultaneamente, do projeto transdisciplinar de “Cidadania e desenvolvimento” em implementação na Escola.

Para além destas duas atividades, irão decorrer ao longo do dia um conjunto de outras iniciativas.

No dia 14 de dezembro, duas dezenas de alunos voluntários acompanhados por alguns professores da Escola deslocar-se-ão ao Penedo, aldeia da Freguesia de Lajeosa do Dão, concelho de Tondela, para participar na entrega de quinhentas árvores adquiridas pela comunidade educativa durante a Campanha Solidária “Uma Árvore para o Penedo” entre carvalhos, castanheiros, oliveiras, pinheiros e sobreiros, e na plantação de algumas dessas árvores.

Esta ação conta com a valiosa colaboração da União de Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, que gentilmente cedeu o transporte e com o viveiro “Quinta do Prazo” em Campizes, que forneceu as árvores.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE