Desporto

José Eduardo Simões inaugura sala de Troféus da Académica

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 25-04-2014

A Académica inaugurou hoje a Sala de Troféus Vasco Gervásio, em homenagem ao antigo jogador, treinador e dirigente do clube (já falecido), que reúne pela primeira vez todo o espólio desportivo do emblema estudantil.

PUBLICIDADE

Em duas salas do Estádio Cidade de Coimbra estão expostos 350 troféus, com destaque para as taças de Portugal conquistadas em 1939 e 2012, conquistados pela secção de futebol, Cube Académico de Coimbra e Organismo Autónomo de Futebol.

“Pela primeira vez na história da Académica, o espólio é apresentado todo junto”, sublinhou o presidente José Eduardo Simões, salientando que o nome atribuído ao espaço é “exatamente para unir pontes e juntar o passado, ao presente e ao futuro”.

PUBLICIDADE

Como jogador, Vasco Gervásio representou durante 17 anos a “Briosa”, primeiro na secção de futebol, extinta em 1974, e depois pelo Clube Académico de Coimbra, que deu origem em 1984 ao Organismo Autónomo de Futebol, tendo ficado conhecido pelo “eterno capitão”.

Treinou a Académica em duas ocasiões, uma delas conduzindo a equipa à I Divisão, e foi vice-presidente do clube entre 2002 e 2008, primeiro no mandato de João Moreno e depois na direção do atual presidente José Eduardo Simões.

PUBLICIDADE

publicidade

Além das duas Taças de Portugal, a Sala de Troféus integra ainda a bola de prata conquistada por Manuel António, melhor marcador do campeonato português em 1969, uma bola de couro usada na década de 60 e, temporariamente, a bota de ouro conquistada pelo atual treinador do clube, Sérgio Conceição, no campeonato belga, em 2005.

A cerimónia de inauguração foi presidida pelo secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, antigo presidente da Associação Académica de Coimbra, que falou da “reconciliação de todas as memórias de uma família num espaço único”.

Veja  imagens no Facebook de Notícias de Coimbra clicando AQUI

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE