Vamos

José Carlos Barros apresenta obra vencedora do Prémio Leya 2021 em Coimbra

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 11-05-2022

A obra “As Pessoas Invisíveis”, da autoria do escritor José Carlos Barros, vai ser apresentada esta quinta-feira, na Casa da Escrita, situada na rua João Jacinto, na Alta de Coimbra.

PUBLICIDADE

A apresentação da obra, que venceu o Prémio Leya em 2021, vai estar a cargo da docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Margarida Mano. A entrada é livre.

O júri, presidido por Manuel Alegre, anunciou o vencedor em dezembro de 2021, num ano em que concorreram 732 originais, dos quais foram selecionados 14 para apreciação do júri.

PUBLICIDADE

publicidade

“As Pessoas Invisíveis” é uma viagem por vários tempos da história recente de Portugal, desde a década de 40 do século XX, narrada a partir de uma personagem ambígua, Xavier, que age como se tivesse um dom ou como se precisasse de acreditar que tem um dom, revelou o júri.

Outro dos aspetos salientado na escolha desta obra foi o trabalho de linguagem, o domínio de uma “oralidade telúrica a contrastar com a riqueza de vocabulário e de referências histórico-sociais”.

PUBLICIDADE

Atribuído por prova cega, a autoria dos romances é desconhecida ao longo de todo o processo de leitura e avaliação: “A autoria do romance vencedor, selada em sobrescrito, apenas é conhecida depois de tomada a decisão do júri”, explica o grupo editorial.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE