Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

José António Bandeirinha eleito presidente do Conselho Municipal de Cultura de Coimbra

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 08-12-2022

O arquiteto e professor universitário José António Bandeirinha foi eleito o novo presidente do Conselho Municipal de Cultura de Coimbra (CMCC), numa votação que decorreu ontem, dia 06 de dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, inaugurando uma nova etapa no trabalho desenvolvido por este órgão consultivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra. No decurso da sessão do Conselho foram também abordadas as linhas estratégicas de ação cultural municipal para 2023, o balanço e a reflexão sobre os contributos apresentados pelas entidades associativas na revisão da regulamentação do apoio municipal à atividade cultural, e ainda as potencialidades e as fragilidades do atual regulamento do Conselho Municipal de Cultura de Coimbra.

PUBLICIDADE

O Conselho Municipal de Cultura de Coimbra, órgão consultivo do Município que promove a discussão das matérias relacionadas com as políticas culturais e que visa estimular a participação dos agentes ligados ao setor da cultura na vida cívica do concelho, tem uma nova direção, encabeçada por José António Bandeirinha, depois do processo de votação que decorreu ontem, dia 07 de dezembro. 

“Transformar o Conselho Municipal da Cultura num órgão realmente funcionante, elevando-o a um parlamento da cultura de Coimbra, com um presidente eleito interpares, capaz de ser um elemento central de uma estratégia de debate e de desenvolvimento cultural e artístico, sem qualquer castração política” era a 43ª medida que constava do programa político da coligação Juntos Somos Coimbra; que também foi plasmada na revisão do Regulamento Interno do CMCC pelo atual Executivo. “Com um presidente eleito interpares, o Conselho Municipal ganha uma nova dinâmica democrata, que vai permitir uma reflexão ampla e estratégica sobre a cultura do concelho, através da mobilização dos diversos agentes culturais”, explicou José Manuel Silva, após felicitar José António Bandeirinha como novo presidente do CMCC. 

Foram também eleitas para a nova Mesa do Conselho Municipal de Cultura de Coimbra como primeira-secretária Catarina Pires, da Associação Há Baixa, e como segunda-secretária, Maria Manuel Almeida, da Bonifrates – Cooperativa de Produções Teatrais. Enquanto lista única apresentada a eleições, a votação contou com a participação das 59 entidades presentes na reunião, resultando em 42 votos a favor, dois contra e 15 votos em branco.

Na ordem de trabalhos da sessão, foram também apresentadas as linhas estratégicas de ação cultural municipal para 2023 pelo diretor do Departamento de Cultura e Turismo, Paulo Pires, que destacou seis áreas essenciais: narrativa e comunicação cultural, programa municipal de apoio ao ecossistema cultural, projetos-âncora de alcance estratégico, política de eventos e programação cultural e artística, articulações intersectoriais com outras áreas de intervenção municipal e afirmação e posicionamento estratégico de Coimbra nas escalas regional, nacional e plano externo. O momento serviu ainda para que José Manuel Silva apresentasse aos conselheiros culturais o novo chefe de Divisão de Cultura e Promoção Turística da CM de Coimbra, Rafael Nascimento. 

Já no ponto sobre os contributos apresentados pelas entidades associativas para a revisão da regulamentação do apoio municipal à atividade cultural, foi dada a palavra aos conselheiros culturais municipais, que salientaram, entre outras questões, a necessidade de uma melhor calendarização para a abertura de candidaturas ao apoio financeiro municipal. Já sobre as potencialidades e fragilidades do atual regulamento do Conselho Municipal de Cultura de Coimbra, ficou decidido que o regulamento será alvo de algumas alterações, de forma a ir ao encontro da nova estratégia cultural do Município.

PUBLICIDADE

No final da reunião, o presidente cessante do Conselho Municipal de Cultura de Coimbra, José Manuel Silva, deu as boas-vindas às cinco personalidades de indiscutível mérito que foram eleitas por processo de cooptação para integrar o Conselho na reunião anterior: Cristina Robalo Cordeiro, professora catedrática aposentada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; José António Bandeirinha, professor catedrático do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra; Maria Teresa Alegre Portugal, professora aposentada, antiga vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra e ex-deputada à Assembleia da República; Virgílio Caseiro, maestro e compositor; e Paulo Furtado, músico e compositor conhecido pelo seu nome artístico Legendary Tigerman, que passarão a integrar este órgão consultivo do Município.

Nascido em Coimbra em 1958, José António Bandeirinha é arquiteto pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto (1983), professor catedrático do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra, onde se doutorou em 2002. É investigador do Centro de Estudos Sociais e foi diretor do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra entre 2002 e 2004; entre 2006 e 2007 e entre 2017 e 2021. Foi ainda pró-reitor para a Cultura da Universidade de Coimbra (de 2007 a 2011) e diretor do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra (2011-2013). José António Bandeirinha tem dedicado os seus estudos à teoria da arquitetura e da cidade, centrando-se, no essencial, sobre as consequências urbanas e arquitetónicas das práticas políticas. Dotado de uma grande experiência na definição de estratégias de desenvolvimento de iniciativas culturais coerentes e consistentes com o território, é muito sensível ao cruzamento de linguagens e disciplinas culturais, sendo também um profundo conhecedor da cidade e da região. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com