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Coimbra

Jornal “unipessoal” com 6 anos de existência é o mais lido e (per)seguido na Região de Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 22-07-2019

Notícias de Coimbra (NDC) é o jornal com mais audiência e seguidores na Região de Coimbra!

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www.noticiasdecoimbra.pt regista mais visitas sozinho do que os “concorrentes” As Beiras, Diário de Coimbra e Campeão das Províncias juntos!

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Dados disponibilizados pela empresa especializada SimilarWeb, confirmados por Google Analytics, indicam que www.noticiasdecoimbra.pt consolida a liderança destacada desde 2016.

Analisando os dados do último trimestre, verificamos que Notícias de Coimbra volta a ultrapassar a barreira do milhão de visitantes.

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Entre maio e junho, o site do Notícias de Coimbra registou 1 145 000 visitas, As Beiras 487 270, o Diário de Coimbra 407 000 e o Campeão das Províncias 181 297.

 

Notícias de Coimbra também é primeiro Facebook, onde tem 152 000 seguidores, deixando a longa distância o Diário de Coimbra com 93 000, As Beiras com 80 000 e o Campeão das Províncias com 9 000.

O jornal dirigido por Fernando Moura também lidera na Região Centro, deixando a longa distância o Diário de Coimbra, As Beiras, Região de Leiria e Jornal de Leiria, jornais detidos por grandes grupos empresariais.

Mais do que uma alternativa, www.noticiasdecoimbra.pt é, cada vez mais, a primeira opção para quem não quer esperar “pela edição em papel” e para todos os que não querem deixar para o dia seguinte o que podem ler e anunciar na hora.

Quem lê o NDC, quem deseja saber o que se passa na região de Coimbra,  não precisa de esperar pelo dia seguinte, pela “nossa edição em papel”, ironiza Fernando Moura.

O NDC penetra de forma transversal em todos os sectores da sociedade local e regional, bem como junto daqueles que estudam ou estudaram nos estabelecimentos de ensino superior da cidade ou dos conimbricenses espalhados pelos 4 cantos do mundo.

“Criatividade editorial, o espírito irreverente e o estilo sarcástico são fundamentais para ter um meio de comunicação social mais próximo de uma sociedade moderna, aberta e exigente, declara Fernando Moura.

O jornal é exemplo da polivalência que o digital veio trazer à área dos media, uma vez que é produzido apenas por uma pessoa, que incute o seu próprio estilo e ritmo ao projecto, “o que gera grandes conflitos entre o director e o jornalista”, estiga o responsável pelo Notícias de Coimbra

A um ritmo quase diário, são publicados no Facebook directos em vídeo, que chegam às 700 mil visualizações em eventos como a Serenata Monumental da Queima das Fitas ou Procissão da Rainha Santa .

“Os directos da vida autárquica não têm grande audiência, apesar disso, fazemos questão de mostrar o que se passa, por exemplo na Assembleia Municipal de Coimbra, que transmitimos na íntegra”.

Convém acrescentar que os diretos são feitos com um smartphone, sublinha Fernando Moura, que, mesmo sem grandes meios consegue ir mais longe que os concorrentes.

Fernando Moura conta que, apesar de o NDC ser líder de audiências, os anunciantes locais continuam muito “agarrados ao papel”. Habituaram-se a fazer publicidade nos jornais impressos como quem dá uma esmola para a igreja. Prevalece o clientelismo e o amiguismo. Uma pequena parte já percebeu que os leitores estão cada vez mais
online e que no NDC têm mais retorno com menos investimento, por isso comunicam no diário.

A Região de Coimbra tem um tecido económico caduco, onde os principais anunciantes são as autarquias e instituições de ensino superior, o que torna mais difícil a rentabilização de um projecto como o NDC que não tem medo de denunciar o ‘compadrio’”, prossegue.

Neste momento o jornal online “é rentável”, refere o director. Numa fase inicial, parte dos conteúdos estavam fechados para assinantes. Esse modelo foi abandonado, vindo as receitas da publicidade.

“Dá para pagar as despesas. Não tem passivo. Claro que não ganho um ordenado compatível com os meus 30 anos de carreira, mas encaro isto como um sacerdócio”, revela Fernando Moura.

Foi muito complicado nos primeiros três anos, mas como sabia que estava no rumo certo, não desisti, acrescenta.

Fernando Moura aproveita para referir que as centrais de compras de publicidade e organismos estatais não estão atentas imprensa regional e local. São uns preguiçosos, pensam que Portugal começa no Nó da Buraca e acaba no Viaduto do Feijó.  Em 6 anos apenas fomos contemplado com duas campanhas com origem em agências de
meios e entidades públicas”, lamenta Fernando Moura.

A médio prazo, o objectivo do Notícias de Coimbra passa por reformular o site e produzir mais conteúdos exclusivos.

“Desejo encontrar um parceiro que permita consolidar o projecto,  que deseja comprar um quota na sociedade detentora do jornal, para depois contratar duas ou três pessoas que ajudem a manter a liderança e a criar outro tipo de conteúdos”, projecta Fernando Moura, ao mesmo tempo que desabafa: “Trabalho todos os dias, sem folgas, sem férias. Costumo dizer que estou numa relação com o Notícias de Coimbra”.

O percurso profissional de Fernando Moura está ligado à rádio, aos jornais e à publicidade exterior.

Foi director geral e comercial da Rádio Actividade e do semanário As Beiras, que deramorigem à 90 FM (agora Mega Hits e diário As Beiras.)

Foi director comercial da Rádio Jornal do Centro – TSF Coimbra, atual M80 Coimbra.

Fundou e dirigiu outras rádios locais e ajudou a lançar o pioneiro jornal gratuito Centro Económico.

O diretor do Notícias de Coimbra foi um dos sócios da Cartaz de Portugal, empresa de publicidade exterior que vendeu à Media Capital.

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