Cidade

Jornadas do Património no Mosteiro de Santa Clara

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 20-09-2013

 A edição deste ano das Jornadas Europeias do Património vai levar 500 atividades, na maioria gratuitas, a 120 concelhos do país, entre hoje e domingo, sob o tema “Lugares”, remetendo para a dimensão humana dos monumentos.

PUBLICIDADE

De acordo com a Direção-geral do Património Cultural (DGPC), principal responsável pela coordenação do evento, que envolve 340 entidades públicas e privadas, durante estes três dias o território nacional e regiões autónomas vão ser palco de atividades para sublinhar a importância do património na sociedade.

As Jornadas Europeias do Património foram criadas em 1991 pelo Conselho da Europa, com o apoio da União Europeia, e são organizadas em cerca de 50 países e regiões da Europa.

PUBLICIDADE

publicidade

Ateliês lúdicos, oficinas pedagógicas, visitas guiadas, conferências, concursos, exibição de filmes, espetáculos de teatro e dança, sessões de leitura e jogos tradicionais são algumas das iniciativas previstas, que serão de entrada gratuita nos museus e monumentos afetos à DGPC.

Entre as cinco centenas de atividades previstas, haverá visitas ao Farol da Ilha do Pico (Açores), espetáculos no castelo de Paderne (Albufeira), ateliês no Mosteiro de Santa Clara a Velha (Coimbra), um percurso pedestre no Museu dos Lanifícios (Covilhã) e concursos na Casa-Museu Doutor Anastácio Gonçalves (Lisboa).

PUBLICIDADE

Um percurso pedestre no Ameixial integrando visita à Necrópole (Loulé), ateliês lúdicos/oficinas pedagógicas no Palácio de São Lourenço no Funchal (Madeira) e visitas orientadas ao Aquário Vasco da Gama (Oeiras) também fazem parte do vasto programa.

No Museu Nacional do Traje, em Lisboa, irá decorrer, no domingo, uma mesa redonda sobre “O Pano – Património Identitário, Vertente Geográfica e Histórica” e, em Ponte de Sor, será realizada a conferência “Arquitetura civil oitocentista no concelho: as Casas das Famílias Goes e Braga”.

No Porto, a Fundação de Serralves preparou para todo o fim de semana das Jornadas Europeias do Património um programa com visitas gratuitas especialmente dedicadas ao seu património.

O tema das jornadas deste ano é “Património/Lugares” e pretende chamar a atenção para a dimensão humana do património tanto nos espaços como nas paisagens – urbanos e não urbanos –, marcando o quotidiano das comunidades.

A programação completa em todo o país pode ser consultada pelo público no endereço na Internet http://www.patrimoniocultural.pt/jep2013/.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE