Vamos

Jornadas de Cultura Popular em Coimbra com Festa, Ritos e Gentes (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 08-04-2022

As Jornadas de Cultura Popular, um dos principais eventos do Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC), estão de regresso a Coimbra.

PUBLICIDADE

A 18ª edição do evento subordinada ao tema “Festa, Ritos e Gentes” realiza-se de 23 de abril a 08 de maio e irá proporcionar “múltiplos momentos de reflexão sobre a cultura popular, através de diversas atividades”, realçou ao NDC, João Santos da comissão organizadora.

As festas e romarias, rituais de cariz religioso e social, são momentos onde os laços que ligam a comunidade se fortalecem e a identidade e singularidade das diferentes povoações é reforçada, referem os organizadores, sustentando que “este conteúdo será explorado e discutido nas várias iniciativas que integram as XVIII Jornadas de Cultura Popular do GEFAC.

PUBLICIDADE

Durante o evento as pessoas são convidadas a assistir em palco a três distintas expressões de festa através dos espetáculos: “Como faz a Primavera”, uma estreia da mais recente produção do GEFAC; um concerto de apresentação de “Bem Bonda”, o novo álbum da CRIATURA com a participação do Coro dos Anjos; e “Mestiço Florilégio”, um espectáculo do artista brasileiro Antônio Nóbrega.

A dança também faz parte do repertório. Nas tricanas de Coimbra, haverá um baile que atravessa o território galaico-português orientado por Mercedes Prieto e Sergio Cobos e também uma oficina de danças tradicionais brasileiras guiada por Rosane Almeida.

PUBLICIDADE

publicidade

Já o público mais novo contará com uma sessão de teatro de marionetas, de nome “BZZZOIRA MOIRA”, promovida pela companhia Mandrágora, uma oficina de percussão “Per(c)urtir” da Vânia Couto (Catrapum Catrapeia) e uma tarde de jogos tradicionais promovida pelos Jogos do Hélder.

No mini auditório Salgado Zenha da Associação Académica de Coimbra, será projetada uma sessão de cinema focada nas festas de Inverno da região transmontana.

As Jornadas de Cultura Popular contam também com momentos de “conversas”. A primeira será sobre a repressão da festa durante a ditadura no âmbito das Comemorações do 25 de Abril do Ateneu de Coimbra e a segunda interliga Portugal, a Galiza e o nordeste do Brasil, procurando a festa e a cultura popular como pontos de encontro destas três regiões.

Ao longo de todo o evento decorrerá, paralelamente, a exposição fotográfica “Rituais do Corpo e da Alma” na zona do Quebra Costas, que dará a conhecer, através dos fotógrafos Egídio Santos e Arnaldo Carvalho, vários ritos e festas da Península Ibérica.

PROGRAMA DAS XVIII JORNADAS DE CULTURA POPULAR:

08 abr:

21:30 – Baile de Apresentação das XVIII Jornadas de Cultura Popular – Grémio Operário de Coimbra

23 abr:

21:30 – Espetáculo: “Como Faz a Primavera” – Teatro Académico Gil Vicente

24 abr:

15:00 – “A Festa e o Estado Novo” Conversa com com Vera Marques Alves e João Curto – Ateneu de Coimbra

25 abr:

00:30 – Atuação da Tocata do GEFAC nas comemorações do 25 de Abril do Ateneu
de Coimbra

27 abr:

21:30 – Sessão de cinema: ‘’Festas de Inverno’’ – Mini-Auditório Salgado Zenha, AAC

30 abr:

11:00 – Espetáculo para a infância: “BZZZOIRA MOIRA”, Mandrágora – Teatro e Marionetas

15:00 – Jogos tradicionais – Parque Verde do Mondego

16:00 – Oficina Infantil – Parque Verde do Mondego

21:30 – Baile: “Norte Sul Norte”, com Mercedes Prieto e Sérgio Cobos

06 mai:

18:00 – ‘’Ritos e Gentes’’ Conversa com Paula Godinho, Antônio Nóbrega e João Leal –
Liquidâmbar

07 mai:

15:00 – Danças Tradicionais Brasileiras com Rosane Almeida – Sala Brincante (Cena Lusófona)

21:30 – Espectáculo: Criatura & Coro dos Anjos – Teatro Académico Gil Vicente

23 abr a 08 mai:

Exposição Fotográfica: “Rituais do corpo e da alma” de Arnaldo Carvalho e Egídio Santos
Quebra Costas

Veja o vídeo do Direto NDC da apresentação do evento:

Veja o vídeo do Direto NDC com João Santos da comissão organizadora:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE