Coimbra

Jornadas Culturais de Oliveira do Hospital dedicadas à “Cultura Etnográfica”

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 11-03-2015

A segunda sessão das I Jornadas Culturais, promovida pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital através do seu pelouro da Cultura, no passado dia 6 de março, foi dedicada ao tema “Cultura Etnográfica” e colocou no centro das atenções o papel dos ranchos folclóricos do concelho de Oliveira do Hospital na transmissão, divulgação e promoção do seu Património Cultural Tradicional e Popular.

PUBLICIDADE

unnamed (5)

Na Casa da Cultura César Oliveira, reuniram dirigentes e elementos dos oito ranchos folclóricos do concelho num espaço de discussão sobre esta temática que teve como moderador Manuel Mendes, dirigente do Rancho Folclórico Sampaense e representante da Federação do Folclore Português. Após uma breve apresentação de cada um dos oito ranchos folclóricos concelhios seguiu-se a intervenção dos oradores convidados, o padre António Morais que falou sobre “Música Etnográfica” e do inspetor António Lopes Pires que abordou o tema “Música, Tradições e Festivais”, ambos se dedicam à investigação no âmbito da música tradicional e defesa da autenticidade etnográfica e da antropologia cultural e etnologia.

PUBLICIDADE

Na sessão de abertura, Graça Silva, vereadora da Cultura, destacou “o empenho dos dirigentes no trabalho que têm vindo a realizar e na sensibilização dos elementos dos ranchos para hoje estarem aqui e poderem ter oportunidade de partilhar este momento”. A vereadora não deixou de sublinhar que é “um grande orgulho para a Câmara Municipal ter este grupo de ranchos no concelho” e deixou uma “palavra de incentivo e de apreço por aquilo que têm feito em nome da cultura do nosso concelho e região”. Um trabalho que como frisou, não se esgota “apenas nas atuações” mas em muitas outras atividades que estes grupos realizam ao longo do ano e que “dão dinâmica às suas terras”.

“Usufruam, aprendam e aceitem os bons conselhos que aqui vos vão ser dados porque de certeza que vêm de pessoas mais experientes”, referiu o presidente da Mesa da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, Rodrigues Gonçalves que desejou uma sessão proveitosa para todo o público presente.

PUBLICIDADE

publicidade

O vice-presidente da autarquia, José Francisco Rolo congratulou os presentes “pelo trabalho que fazem de promoção do nosso folclore, da nossa cultura de raiz popular e promoção do nome de Oliveira do Hospital por todo o país e estrangeiro”, dando conta que estas jornadas têm como objetivo “valorizar os nossos ranchos folclóricos”. “Com estas jornadas queremos exaltar, promover e divulgar aquilo que centenas de homens e mulheres fazem diariamente através do folclore e da etnografia das nossas localidades”, um trabalho que, como considerou o autarca, “é único e impagável e que tem de ser reconhecido. E estas jornadas também servem para isso”.

Com a realização destas Jornadas Culturais, a Câmara Municipal pretende fomentar um espaço de discussão sobre as várias temáticas culturais do concelho de Oliveira do Hospital valorizando e reforçando os agentes culturais locais e as suas iniciativas. Depois de uma primeira sessão dedicada à “Música Filarmónica”, este encontro centrou-se no património cultural tradicional e popular do concelho que tem nos ranchos folclóricos seu veículo privilegiado pois são eles que transportam as raízes dos usos e costumes das nossas gentes, desde os trajes e utensílios até às danças e cantares tradicionais do concelho de Oliveira do Hospital.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE