CpC diz que Coimbra da UNESCO corre o risco de perder classificação

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 24-09-2017

O candidato do movimento “Cidadãos por Coimbra”, Gouveia Monteiro, lamentou hoje que, nos últimos anos, a cidade não tivesse avançado na recuperação do edificado histórico incluído na classificação de Coimbra Património da Humanidade.

PUBLICIDADE

universidade de coimbra

“Se há uma peritagem da UNESCO ou uma discussão séria sobre o trabalho que não foi feito nestes quatro anos dá a ideia que Coimbra preguiçou um bocado à sombra da chancela de património da Humanidade e que se deitou a dormir à sombra dessa chancela”, disse Gouveia Monteiro à agência Lusa.

PUBLICIDADE

O cabeça de lista do movimento “Cidadãos por Coimbra”, antigo vereador da CDU, considera que Coimbra corre o “risco de ter um sério revés se não cuida da Rua da Sofia e das zonas tampão da sua candidatura a Património Mundial da Humanidade”.

Para Gouveia Monteiro, é altura de a cidade “acordar agora, antes que outros nos ameacem retirar essa classificação”.

PUBLICIDADE

publicidade

Normalmente, a UNESCO não retira a classificação sem mais nem menos, mas vai fazer uma advertência muito forte e só esse facto já deixa mal a nossa cidade”, sublinhou.

Segundo o candidato, “é bom que, nos próximos meses, se comecem a tomar medidas para fazer aquilo que ficou por fazer”, nomeadamente a reabilitação da Rua da Sofia e da Baixa da cidade.

De acordo com Gouveia Monteiro, de todos os conjuntos de colégios da Rua Sofia apenas foi recuperado e ocupado o Colégio da Graça, com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e o Centro de Documentação 25 de abril. “De resto, está tudo por fazer”, sublinhou.

A Câmara “deu prioridade a outras coisas, a rotundas, a alcatroamentos vários, a repuxos, mas é altura de se recentrar naquilo que é verdadeiramente decisivo”, disse.

Numa visita a uma mostra de artesanato na Baixa de Coimbra, inserida nas Jornadas do Património do concelho, o candidato defendeu mais apoio municipal na formação de jovens que queiram criar oportunidades de negócio e a certificação da tecelagem de Almalaguês, “que está por fazer há muito tempo”.

O artesanato, acrescentou, “é outra forma de património muito importante também, que nem sempre está visível, a não ser quando há estas mostras, e, por vezes, tem-se uma visão de emprego e de atividade económica que é só as ‘star-ups’ que saem das universidades”.

“Sem desprimor desse emprego juvenil que é muito qualificado, o artesanato também representa oportunidades de negócio e não está a ser devidamente ajudado, referiu Gouveia Monteiro.

Nas eleições autárquicas de 01 de outubro, são candidatos à Câmara de Coimbra o atual presidente da Câmara, Manuel Machado (PS), Francisco Queirós (CDU), Jorge Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Vítor Ramalho (PNR), Jaime Ramos (PSD/CDS-PP/PPM/MPT), José Manuel Silva (Somos Coimbra) e Vítor Marques (PAN).

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE