Coimbra

Jogos Universitários de Coimbra têm um Pedal Bar para promover estilos de vida saudáveis

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 11-07-2018

 O Centro de Neurociências e Biologia Celular (CN) da Universidade de Coimbra (UC) anunciou hoje que no decorrer dos Jogos Europeus Universitários haverá um “Pedal Bar”, com o mote “Vida saudável com exercício”.

PUBLICIDADE

“É uma oportunidade única para a consciencialização sobre a Síndrome de Fígado Gordo Não-Alcoólico (FiGNA)”, escreve em comunicado enviado à agência Lusa o coordenador do projeto e investigador do CNC.

PUBLICIDADE

Paulo Oliveira assume que “uma em cada quatro pessoas no mundo pode ter excesso de gordura acumulada no fígado devido ao estilo de vida sedentário e consumo excessivo de açúcar e gordura, afetando cada vez mais jovens e crianças”.

Segundo o comunicado, o Pedal Bar será constituído por um remo e bicicletas fixas onde “as pessoas poderão praticar exercício enquanto falam com cientistas sobre o efeito da prática de atividade física nos diferentes órgãos do corpo, nomeadamente ao nível do metabolismo nas células, e ao longo da vida”.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta abordagem interdisciplinar da Escola de Verão Marie-Curie é, no entender do presidente do CNC e segundo o mesmo documento, “um bom exemplo de comunicação de ciência”, uma vez que “os públicos que assistirem aos EUG poderão interagir com cientistas que se encontram a realizar investigação em FiGNA”.

O documento destaca também a “importância da ciência e inovação científica para compreender o papel do desporto na vida das pessoas, não apenas dos atletas”, defende o secretário-geral do Comité Organizador dos EUG Coimbra 2018, Mário Santos.

A iniciativa do “Pedal Bar” é dos estudantes de doutoramento do projeto europeu FOIE GRAS, sob a coordenação do Centro de Neurociências e Biologia Celular, e decorre de domingo a dia 18, nos Jogos Europeus Universitários (EUG) que acontecem em Coimbra e que contam com 4.000 atletas de mais de 400 universidades de 40 países.

Estes estudantes de doutoramento surgem de instituições universitárias de vários países como Portugal, Itália, República Checa, Alemanha, Espanha, Polónia e França e contam com o apoio de empresas alemãs e da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE