Coimbra

Jogos Universidade de Coimbra pretendem fomentar atividade física na comunidade

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 30-10-2018

 

PUBLICIDADE

 Os Jogos Universidade de Coimbra (JUC) arrancam este ano com o objetivo de fomentar a prática desportiva na comunidade académica, criando quatro ligas com dez modalidades, que abarcam alunos, antigos estudantes, docentes e empresas ligadas à instituição.

Mário Santos, Alexandre Amado, João Silva e Amílcar Carvalho

Os Jogos Universidade de Coimbra, com inscrições até 15 de novembro, pretendem dar continuidade ao legado deixado pela organização dos Jogos Europeus Universitários, que decorreu este ano na cidade, procurando incentivar a atividade física em toda a comunidade, anunciou hoje o coordenador do Gabinete de Desporto da Universidade de Coimbra, Mário Santos, durante a apresentação do projeto.

PUBLICIDADE

Este evento desportivo vai contar com quatro ligas: Académica (para estudantes), Alumni (antigos estudantes), Minerva (docentes, não docentes e investigadores) e 2 I’s (empresas de inovação e investigação com ligação à Universidade de Coimbra).

Segundo o responsável, dentro de cada liga haverá a possibilidade de competição em ambos os géneros e em dez modalidades diferentes, sendo elas futebol 7, andebol, canoagem, badmington, basquetebol 3×3, futsal, remo, ténis, ténis de mesa e voleibol.

PUBLICIDADE

publicidade

A competição vai decorrer de novembro a abril, procurando também aproveitar o património desportivo da Universidade de Coimbra (UC), como é o caso do Estádio Universitário e as suas infraestruturas.

Na primeira edição, as inscrições serão gratuitas, mas fica deixada em aberto a possibilidade de, no futuro, serem aplicadas taxas, esclareceu.

A organização com os atletas de Coimbra medalhados nos Jogos Europeus Universitários

Para Mário Santos, o evento deverá crescer em termos de qualidade e competição com os anos.

Relativamente ao número de participantes esperados, o coordenador do gabinete de desporto sublinhou que apenas na Liga Académica, caso haja uma equipa por faculdade em cada uma das modalidades, deverá haver um mínimo de 1.000 atletas a participar.

A médio prazo, a organização dos JUC espera poder disponibilizar horários de treino, bem como um enquadramento técnico em parceria com a Faculdade de Desporto da UC.

O presidente da Associação Académica, Alexandre Amado, recordou que a Liga Académica já teve duas edições, esperando que, com este novo enquadramento, possa crescer e ganhar outra dimensão.

Já o reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, assumiu o objetivo de que o JUC possa aumentar “de forma exponencial a percentagem de alunos que se dedica à prática desportiva com regularidade”.

“O nosso desafio não é nada fácil”, reconheceu o reitor.

Veja o vídeo do Directo NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE