Cidade

Jogos Europeus Universitários na hora da despedida de Coimbra

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 29-07-2018

A cerimónia de encerramento dos Jogos Europeus Universitários 2018, que decorreram na cidade de Coimbra, teve lugar no complexo desportivo do Estádio Universitário de Coimbra.

PUBLICIDADE

A longa cerimónia de 90 minutos iniciou-se com o Hino Nacional interpretado pelo grupo de fado “Capas ao Luar”.

PUBLICIDADE

A exemplo do que aconteceu no momento inaugural, desfilaram os “porta bandeiras” das diversas escolas, mas, tal como na abertura, a maioria dos envolvidos eram crianças e adolocentes portugueses que “vestiram a camisola” das instituições universitárias que primaram pela ausência, estando apenas presentes representantes oficiais de 80 das 291 faculdades anunciadas pela organização.

PUBLICIDADE

publicidade

Abriram caminho para um grupo de ginastas que deu vida ao espetáculo “Vida Académica”, dividido em várias partes, que pretendeu mostrar, através da ginástica artística, o verdadeiro significado do espírito académico característico da cidade de Coimbra.

O secretário-geral dos Jogos Universitários, Mário Santos, abriu a sessão discursiva enaltecendo que o legado material deixado na cidade é bem visível, especialmente no Estádio Universitário.

Estiveram também presentes e dirigiram algumas palavras de agradecimento e enaltecimento ao evento Adam Roczek, presidente da EUSA (Associação Académica do Desporto Universitário) e Maria Fernanda Rollo, secretária de estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. 

Carlos Cidade, representou o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, sentando-se na primeira fila com o Reitor da Universidade de Coimbra e o Presidente da Associação Académica de Coimbra.

A cerimónia terminou com a descida da bandeira da EUSA, ao som do seu hino cantado pelo Coro Misto da Universidade de Coimbra, e com a passagem da mesma para o comité organizador dos Jogos Europeus Universitários 2020, que decorrerão em Belgrado.

A organização dos Jogos Europeus Universitários terá requerido o envolvimento de cerca de 6000 pessoas que “durante meses preparam duas semanas de caráter desportivo e educativo”.

Os organizadores afiançam que  os jogos contaram com a presença de “4027 Participantes; 3293 Atletas; 291 Universidades de 38 países;  506 Equipas;  355 Árbitros (224 organização e 131 equipas); 293 Oficiais;  141 Chefes de Delegação; 299 Treinadores e 73 treinadores-adjuntos; 117 Membros do Comité Organizador; 249 Membros de Staff;  87 Seguranças; 25 Membros da Área Média mais a Cruz Vermelha; 65 Membros da Área Médica das delegações visitantes; 45 Representantes da EUSA; 184 VIP’s;  159 Media e 672 Voluntários”.

Não foi divulgado quantos participantes estiveram ao mesmo tempo em Coimbra, nem a média de dias em que permaneceram na nossa cidade.

Veja o vídeo do Directo NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE