Coimbra

Jogos Europeus Universitários de 2018 em Coimbra

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 05-04-2014

Coimbra vai ser a cidade anfitriã dos Jogos Europeus Universitários (Jogos EUSA) de 2018, anunciou hoje o comité executivo da Associação Europeia de Desporto Universitário, em Denizli, na Turquia, informação avançada na hora por NDC.

PUBLICIDADE

O anúncio do vencedor da candidatura aos Jogos, a que também concorria a cidade finlandesa de Tampere, foi feito hoje, por volta das 20h30 portuguesas, durante a gala da assembleia anual da associação europeia, onde estavam presentes representantes da Associação Académica de Coimbra (AAC), da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e da Universidade de Coimbra (UC), instituições líderes da candidatura portuguesa.

“Este será o maior evento desportivo em Portugal depois do Euro 2004”, afirmou à agência Lusa Ricardo Morgado, presidente da AAC, depois do anúncio do vencedor, frisando que o evento “será uma oportunidade única para a cidade e para a universidade se projetarem na Europa”.

PUBLICIDADE

publicidade

A candidatura, ao juntar “a vontade” de AAC, UC e CMC “mostra que a cidade está empenhada neste evento”, sublinhou.

Os jogos deverão concentrar, durante duas semanas, em Coimbra cerca de cinco mil jovens, oriundos de 40 países.

PUBLICIDADE

Também o reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, presente no anúncio do vencedor, considerou que os Jogos EUSA de 2018 são uma forma “de o caráter global da UC ser reafirmado no espaço europeu”.

O reitor salientou que, com a realização do evento, será possível “reabilitar o Estádio Universitário de Coimbra (EUC) para os próximos 50 anos”, algo que seria complicado fazer “sem os Jogos Universitários”.

A reabilitação do EUC, que “será a grande fatia do investimento” para os Jogos, “deverá rondar entre os 7 e os 8 milhões de euros”, informou.

O presidente da CMC, Manuel Machado, sublinhou que este projeto “foi partilhado de uma forma construtiva e integrante” entre a AAC, a UC, a Federação Académica de Desporto Universitário e a Câmara de Coimbra.

Manuel Machado também salientou “o apoio manifesto a esta candidatura” por parte do Governo, simbolizado pela presença no evento do Secretário de Estado do Desporto, Emídio Guerreiro, para além da colaboração das câmaras da Figueira da Foz e Montemor-o-Velho, refere uma nota da Câmara de Coimbra.

“Vencemos o desafio, valorizamos Coimbra e agora há ações de grande importância a desenvolver, em especial no Estádio Universitário”, disse Manuel Machado, afirmando que “esta realização vem dar um novo impulso, uma nova vida a Coimbra Património da Humanidade”.

O secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, congratulou-se com a atribuição da organização dos Jogos EUSA 2018 a Coimbra, referindo, em comunicado, que “Coimbra e o país viram reconhecidos, mais uma vez”, todo o seu “potencial na organização de grandes eventos desportivos”.

Coimbra já se tinha candidato aos Jogos Universitários de 2016. Contudo, perdeu então a organização do evento para a capital da Croácia, Zagreb.

A edição de 2018 será a quarta edição dos Jogos EUSA, que se realizaram em Córdova, Espanha, em 2012, e terão lugar na cidade holandesa de Roterdão, em 2014, e em Zagreb, em 2016.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE