Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Universidade

Jogos da Universidade de Coimbra regressam com modalidades de grupo

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 19-10-2021

A 4ªedição dos Jogos Universidade de Coimbra 2021/22 regressa desta vez com modalidades de grupo, ao contrário da edição anterior na qual participaram apenas modalidades individuais, devido à pandemia provocada pela covid-19.

PUBLICIDADE

Os Jogos Universidade de Coimbra 2021/22 decorrem de novembro a maio, maioritariamente no Estádio da Universidade de Coimbra.

“Na última edição, infelizmente tivemos alguns constrangimentos devido à pandemia de covid-19, portanto, no ano passado fizemos apenas as modalidades individuais”, disse hoje, em conferência de imprensa, a diretora adjunta do Estádio Universitário de Coimbra, Filipa Godinho.

“É um momento muito importante, o sentirmos que estamos claramente numa retoma plena da atividade desportiva, da sociedade, mas neste caso em particular da atividade desportiva”, realçou, durante a mesma sessão, o vice-reitor da Universidade de Coimbra (UC) para a Qualidade, Desporto e Serviços de Ação Social (SASUC), António Figueiredo.

Os Jogos Universidade de Coimbra envolvem a competição em cinco ligas distintas, cada liga destinada a um público específico.

A Liga Académica é dirigida a todos os estudantes e a Liga Inter-Residências é para residentes nos alojamentos dos Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra (SASUC).

PUBLICIDADE

“Acreditamos que estas iniciativas complementem a missão da ação social da Universidade, na criação das condições de acolhimento, integração, de promoção do sucesso académico dos nossos residentes”, defendeu, na sua intervenção a chefe de divisão do núcleo de Acolhimento e Integração, Maria João Rodrigues.

A Liga Minerva é destinada a docentes, investigadores e corpo técnico. A Liga Alumni está direcionada para antigos estudantes.

Relativamente à Liga 2 I’s é para membros de empresas parceiras de Inovação e Investigação.

As cinco Ligas têm dez modalidades diferentes: andebol, badminton, basquetebol 3×3, canoagem, futebol, futsal, remo, ténis, ténis de mesa e voleibol, nas vertentes feminina e masculina.

António Figueiredo apontou, na sua intervenção, outras dimensões que vão para lá do que é a prática desportiva.

“Os Jogos da Universidade de Coimbra correspondem a uma estratégia da Universidade para promover e divulgar, um conjunto mais lato de relações”, afirmou.

“O desporto será o elo comum” através de várias áreas, como o “acolhimento e a integração desde a relação com a comunidade fora da UC”, mas também como “marca daquilo que a UC quer deixar através do desporto e no agregar e chamar a si aqueles que por aqui já passaram, mas que nós não queremos que tenham ido embora”, sublinhou.

Relativamente às modalidades coletivas, na Liga Académica a data de inscrições é definida por cada núcleo de estudantes, já para a Liga Inter-Residências as inscrições são de acordo com o prazo definido em regulamento próprio.

Tanto a Liga Minerva, a Liga Alumni, bem como a Liga 2 I’s, têm o prazo de inscrição é até dia 09 de novembro.

As inscrições para as modalidades individuais podem ser feitas até 15 dias antes do primeiro dia de competição.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com