O Sexo e a Cidade

Jogo escuro

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 14-08-2014

Comunicado da  Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra:  

PUBLICIDADE

No final da época desportiva 2012/2013 a Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) recebeu o Futsal da AAC, que, como se sabe, atravessava uma situação muito delicada, fruto da passagem atribulada do Organismo Autónomo de Futebol (OAF) para a Associação Académica de Coimbra.

Aquando desta decisão, foi deliberado em reunião de DG/AAC que o objetivo, a curto-prazo, passava por tornar a modalidade num Organismo Autónomo, o que, como previsto no regulamento da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), implicaria a despromoção da equipa sénior para os escalões distritais. Todavia, e até à tomada de posse da DG/AAC para o ano de 2014, que ocorreu em abril do corrente, o previsto não se concretizou.

PUBLICIDADE

Assim, e devido à saída do coordenador da modalidade, João Almeida, ter sido repentina e sem realizar as devidas diligências de passagem de pasta, a DG/AAC reuniu com o responsável financeiro da Pró-Secção, Filipe Januário, para analisar a situação financeira da Pró-Secção, que se verificou bastante preocupante. Em conjunto com o mesmo, nos passados meses de junho e julho, a DG/AAC analisou a viabilidade da Pró-Secção manter a equipa sénior na Segunda Divisão Nacional.

O processo ganha novos contornos quando, a 23 de julho, a DG/AAC toma conhecimento que a Associação de Futebol (AF) de Coimbra tentava contactar os responsáveis da Pró-Secção de Futsal há várias semanas, não tendo obtido qualquer resposta, fruto do abandono abrupto do antigo coordenador da modalidade. Foi ainda adiantado que, caso a inscrição não se realizasse até ao dia 30 de julho, as equipas de futsal de qualquer escalão não poderiam participar nas provas oficiais.

PUBLICIDADE

publicidade

Em poucos dias, urgia encontrar solução para o futuro da Pró-Secção de Futsal, tendo a DG/AAC esbarrado em duas opções: ou extinguia o Futsal ou assumia a Pró-Secção. Porém, a primeira via nunca foi encarada como solução, tendo a DG/AAC trabalhado em tempo recorde com o intuito de encontrar um responsável máximo para a Pró-Secção do Futsal. Assim, Arlindo Matos, que conta com uma carreira de prestígio, nas áreas da Gestão e do Treino Desportivo, assume a coordenação de todo o Futsal da Associação Académica de Coimbra, num projeto de dois anos, que será acompanhado de perto pela DG/AAC.

Foi ainda tomada a decisão de extinguir a equipa sénior masculina de Futsal, por se concluir que os custos da sua manutenção seriam incomportáveis para a estrutura da AAC e que, instantaneamente, estaria a por em causa toda a estrutura da Pró-Secção.

O projecto é assumidamente de âmbito universitário e bastante ambicioso com o objetivo a curto-prazo de apostar nos escalões de formação (petizes, traquinas, benjamins e infantis), juniores masculinos Sub-20 (equipa vice-campeã nacional), a competir no Campeonato Nacional, e nos seniores femininos, a competir no Campeonato Distrital. A médio-prazo pretende-se voltar a ter todos os escalões ativos, bem como as equipas seniores femininas e masculinas a competir nas provas de nível nacional.

A DG/AAC agradece ao João Peixoto pela colaboração valiosa que teve neste processo.

Ao Arlindo Matos e aos atletas a DG/AAC aproveita para desejar uma época desportiva de sucessos e alegrias.

Perante o cenário profundamente grave e estando em causa a continuidade da modalidade urge que o rigor e a seriedade sejam o caminho traçado daqui para a frente. Estamos perante uma solução para salvar o Futsal da Académica.

Felizmente estamos a consegui-lo. 

A Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra,

Coimbra, 14 de agosto de 2014

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE