Coimbra

Jogo entre dois contadores de histórias na sexta-feira em Montemor-o-Velho

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 10-07-2019

Um jogo entre dois contadores de histórias, uma proposta nascida no seio do Festival Citemor, será apresentado na sexta-feira em Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra, num espetáculo intitulado “Suspensos entre Margens”, anunciou hoje a organização do evento.

PUBLICIDADE

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, o Citemor, que vai para a 41.ª edição, “propõe a preservação do património literário oral e volta a acolher, 22 anos depois, a narração oral com um programa que pretende alargar a ação do festival para além da sua habitual programação de verão”, este ano agendada entre 25 de julho e 17 de agosto, em Montemor-o-Velho, Figueira da Foz e Coimbra.

António Fontinha, considerado um dos pioneiros da narração oral em Portugal, contador de histórias há mais de 20 anos, e José Craveiro, natural do município de Montemor-o-Velho, contador de histórias tradicionais daquela região do Baixo Mondego, vão transformar o teatro Esther de Carvalho numa ponte onde se encontram, dando o mote ao espetáculo de sexta-feira.

PUBLICIDADE

Segundo a nota, durante uma residência artística desenvolvida ao longo do último ano, os dois desenvolveram um projeto denominado “As vozes do Craveiro”, que contou “com três períodos de trabalho”, onde se incluíram sessões de contadores de histórias nas escolas de Montemor-o-Velho, nas localidades de Pereira, Carapinheira, Arazede, Gatões e Santo Varão, para além da sede de concelho.

De acordo com os promotores do Citemor, a residência “termina agora” com o espetáculo “Suspensos entre as Margens”, na sexta-feira, às 21:30, e um colóquio denominado “O Contador de Histórias, dos serões comunitários aos palcos de teatro”, no sábado, a partir das 11:00, também no teatro Esther de Carvalho.

PUBLICIDADE

publicidade

O colóquio pretende discutir “a importância e presença crescente” dos contadores de histórias na programação de escolas, bibliotecas e teatros.

“Ao que para nós constitui um renascimento de práticas narrativas de tradição oral, para outros é indubitável que configura um efetivo movimento no seio das artes performativas”, refere o Citemor.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE