Um jogo e um peddy-paper em formato digital com ensinamentos para consciencializar as crianças sobre as agressões sexuais foi apresentado hoje pelo grupo Vita, em Lisboa, no âmbito de um programa de prevenção.
“Estes programas não são nenhuma vacina, não podemos dizer que as crianças que fazem o programa nunca vão ser abusadas, mas a probabilidade das crianças que utilizam este tipo de materiais reconhecerem mais cedo uma situação potencialmente abusiva e pedirem ajuda mais cedo é muito maior”, disse a psicóloga e coordenadora do grupo Vita, Rute Agulhas, durante a apresentação.
O grupo Vita, criado pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) para acompanhar as situações de abuso sexual na Igreja Católica.
PUBLICIDADE
Hoje, Rute Agulhas disse que pretende prevenir que as crianças sofram violações sexuais e apresentou um jogo e um peddy-paper em formato digital com ensinamentos para consciencializar os menores sobre as agressões sexuais, no Externato de S. José, no Restelo.
O peddy-paper “Programa Girassol”, destinado a crianças dos 6 aos 9 anos de idade e o jogo “Lighthouse Game”, um jogo digital para crianças dos 10 aos 14 anos de idade, são os programas para prevenir a violência sexual em crianças.
O Peddy-papper e o jogo digital são constituídos por etapas em que são ensinadas lições que remetem para comportamentos de autoproteção, segurança e privacidade do corpo, ensinando-os a pedir ajuda.
A aluna do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), que contribuiu para a realização dos programas, indicou que as iniciativas têm como objetivo ajudar os menores a não sentir culpa e a falarem sobre situações de abusos.
“(As lições) ajudam as crianças a perceber quais são os sinais em que têm de estar alerta e como podem numa situação de potencial perigo resolver essa situação, pedir ajuda e não ter vergonha”, disse a aluna.
Os programas têm jogos e atividades que ensinam as crianças a reconhecer uma relação saudável e a aprender o nome das partes do corpo.
As iniciativas lúdicas desenvolvidas usam uma linguagem adequada às respetivas fases do desenvolvimento das crianças.
Os programas contêm personagens e histórias para tornar as atividades mais atrativas.
As iniciativas foram criadas para as dioceses e escolas católicas, mas também podem ser requisitados por outras escolas.
O programa foi lançado há duas semanas e as formações foram abertas na segunda-feira, sendo que escolas, dioceses e catequistas já contactaram a organização e pediram informações sobre as formações.
As formações para o programa “Girassol” começam no dia 07 de outubro e terminam no dia 30 de outubro.
No dia 17 de outubro começam as formações para o “Lighouse Game” e terminam no dia 22 de outubro.
PUBLICIDADE