Mundo

Joe Biden acredita em pacto para que voos israelitas cruzem a Arábia Saudita

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 14-07-2022

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, mostrou-se hoje “otimista” quanto a um acordo para que a Arábia Saudita permita que as companhias aéreas israelitas cruzem o seu espaço aéreo.

PUBLICIDADE

“Estou otimista”, disse Biden, em Jerusalém, durante uma conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro interino israelita, Yair Lapid, que sugeriu que o Presidente norte-americano finalize as negociações nesse sentido, na visita que fará à Arábia Saudita, nos próximos dias.

EUA e Israel acreditam que, se a Arábia Saudita permitir a passagem dos voos de companhias aéreas israelitas, esse gesto significará uma reaproximação sem precedentes entre os dois maiores aliados dos norte-americanos no Médio Oriente.

PUBLICIDADE

Israel e Arábia Saudita não mantêm relações diplomáticas, mas o Governo de Biden tem atuado como mediador, procurando conseguir uma aproximação entre as duas nações que há anos colaboram discretamente, especialmente com o objetivo de enfrentar um inimigo comum, o Irão.

Este é o segundo dia da visita de Joe Biden a Israel, primeira paragem numa breve digressão no Médio Oriente que o levará também à Cisjordânia e à Arábia Saudita.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE