Cidade

Joaquim Vieira apresenta livro na Casa da Escrita

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 28-05-2019

A Casa da Escrita da Câmara Municipal de Coimbra acolhe, na quinta-feira, dia 30 de maio, pelas 18:00, a apresentação do livro “José Saramago – Rota de Vida, uma Biografia”, da autoria de Joaquim Vieira. O livro será apresentado pelo escritor Fernando Dacosta e a entrada é livre.

PUBLICIDADE

Este volume, do jornalista, ensaísta e documentarista Joaquim Vieira, traça o percurso de uma personalidade única da cultura portuguesa, debruçando-se tanto sobre a intensa atividade criativa como sobre a atribulada vida privada de José Saramago.

PUBLICIDADE

publicidade

Vencedor do Prémio Nobel da Literatura – o primeiro (e único até à data) a distinguir não só Portugal como a língua portuguesa –, o escritor José Saramago (1922-2010), autor de romances fundamentais como Memorial do Convento, O Ano da Morte de Ricardo Reis ou Ensaio sobre a Cegueira, conquistou, por esse motivo, um estatuto de primordial relevo na nossa História recente.

Joaquim Vieira nasceu em 1951, ocupou cargos diretivos no Expresso, na RTP e na Grande Reportagem, tendo sido provedor do leitor do Público.

PUBLICIDADE

Assinou a coleção em 10 volumes Portugal Século XX – Crónica em Imagens e dirigiu uma série de 18 fotobiografias de personalidades portuguesas do século XX, nomeadamente Salazar, Marcello Caetano, Almada Negreiros e Joshua Benoliel.

Entre outros livros, assinou títulos como Mário Soares – Uma Vida, Álvaro Cunhal – O Homem e o Mito, A Governanta – D. Maria, Companheira de Salazar, Mocidade Portuguesa – Homens para Um Estado Novo, Só Um Milagre nos Salva, De Abril à Troika – Quatro Décadas de Democracia que Transformaram Portugal, e Francisco Pinto Balsemão – O Patrão dos Media que Foi Primeiro-Ministro.

Foi coautor de Os Meus 35 Anos com Salazar, Mataram o Rei! – O Regicídio na Imprensa Internacional, República em Portugal! – O 5 de Outubro Visto pela Imprensa Internacional, Nas Bocas do Mundo – O 25 de Abril e o PREC na Imprensa Internacional e 150 Perguntas & Respostas Essenciais sobre a História de Portugal – de Viriato aos Nossos Dias. O seu último documentário, estreado em 2018, na RTP2, intitula-se O Arquiteto de Lisboa.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE