Cidade

Joaquim Chissano recebido na Câmara de Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 11-06-2019

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, recebeu, ao final da tarde de hoje, no Salão Nobre dos Paços do Município, o antigo Presidente da República de Moçambique, Joaquim Chissano, e a comitiva que o acompanha na visita a Coimbra, composta também pelo Embaixador de Moçambique em Portugal, Joaquim Bule, e pelo ministro Plenipotenciário de Moçambique em Portugal, Anakias Benjamin.

PUBLICIDADE

Manuel Machado começou por recordar a visita de Joaquim Chissano a Coimbra em 1999 e, de seguida, salientou os laços que unem Coimbra a Moçambique, particularmente, à cidade-irmã da Beira, recentemente muito afetada pelo ciclone Idai. O presidente da autarquia sublinhou que a cidade está a trabalhar empenhada e solidariamente na possibilidade de reconstrução de equipamentos ligados à área da saúde, em conjunto com organizações não governamentais portuguesas.

No encontro, o presidente da autarquia recordou José Afonso, evocando o seu papel na luta pela liberdade e democracia, também pelo facto das suas ligações históricas a Coimbra e a Moçambique, onde também lecionou. Nesse sentido, Manuel Machado ofereceu a Joaquim Chissano o CD/livro/vinil “José Afonso ao Vivo”, que contém gravações e documentos inéditas de concertos e vivências do autor.

PUBLICIDADE

Ainda no campo da educação, Manuel Machado salientou, também, o papel relevante que a Universidade de Coimbra tem tido no acolhimento dos jovens moçambicanos que vêm estudar para a cidade. Por fim, o autarca entregou uma medalha comemorativa a Joaquim Chissano de forma a assinalar esta visita.

O reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, e o presidente da Assembleia Municipal de Coimbra, Luís Marinho, também participaram na sessão, entre outros autarcas e membros das comitivas

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE