Coimbra

João Moura na direcção da Associação de Parques de Ciência e Tecnologia

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 18-03-2015

O presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, João Moura, foi hoje e  eleito vice-presidente da Tecparques – Associação Portuguesa de Parques de Ciência e Tecnologia.

PUBLICIDADE

unnamed (2)

O autarca integra a lista sufragada hoje, por unanimidade, na sede da entidade associativa, na Maia, no decurso de uma Assembleia Geral que tinha como principais pontos de agenda a eleição dos novos órgãos sociais e a aprovação do relatório e contas de 2014.

PUBLICIDADE

publicidade

João Moura, que representa na associação o Biocant Park, a cujo conselho de administração preside, é o número dois da direção liderada por Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Abrantes e do TagusValley, que tem ainda como vogal Pedro Castelão Matias, da Lispolis. A mesa da assembleia-geral é presidida por Alberto Ramos da Cunha (TagusPark), sendo secretários António Tavares (TecMaia) e João Carlos Mateus (Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo.

Fundada em 1999, a Tecparques é uma associação sem fins lucrativos que iniciou atividade em 2001, tendo como objetivos a promoção e valorização dos parques de ciência e tecnologia e a sua interação com outras organizações, quer nacionais, quer internacionais, visando igualmente a modernização do tecido empresarial pela via da inovação de base tecnológica e da transferência de conhecimento, o alargamento das oportunidades de emprego qualificado e o reforço da competitividade da economia.

PUBLICIDADE

Eleito pelo período de dois anos, o novo elenco diretivo sucede à equipa liderada por António Tavares, da TecMaia, cujo trabalho na consolidação da associação é unanimemente reconhecido, perspetivando-se agora novos desafios relacionados com o papel da associação na implementação de programas de intervenção para a concretização dos objetivos enunciados para o desenvolvimento económico de base tecnológico no âmbito do quadro comunitário de apoio Portugal 2020.

A participação de João Moura nesse processo passará também, além das suas funções como vice-presidente da Tecparques, pela sua ação no Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde por sua iniciativa foi criado um Grupo de Trabalho para aprofundar o conhecimento da situação dos parques tecnológicos e incubadoras de empresas em Portugal, dar representatividade orgânica, no seio da ANMP, às autarquias que têm nos seus territórios entidades dessa natureza, bem como promover estudos sobre esta matéria.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE