Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Autárquicas

João Laranjeiro é o candidato da CDU à Câmara de Cantanhede

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 21-07-2021

O candidato da CDU à Câmara de Cantanhede, João Laranjeiro, quer um “projeto autárquico que seja alternativo” que vá de encontro “às necessidades da população” daquele concelho do distrito de Coimbra.

PUBLICIDADE

Em declarações à agência Lusa, o candidato, de 65 anos, carteiro de profissão, referiu que a sua candidatura passa por “valorizar o poder local democrático, promover a participação popular, promover o desenvolvimento, a produção local, a ecologia, valorizar os serviços públicos e trazer coisas novas para o Cantanhede”.

De modo a fomentar a “participação ativa das freguesias no concelho”, o candidato propõe a criação de um orçamento participativo.

Questionado sobre as prioridades para Cantanhede, João Laranjeiro apontou para a intervenção na acessibilidade, no turismo e na saúde.

Relativamente à saúde, o candidato apontou para os problemas no Hospital Arcebispo João Crisóstomo, em Cantanhede, pretendendo “restituir o serviço de urgência e algumas valências que o hospital perdeu” e ainda exigir “mais médicos, mais enfermeiros e outros profissionais”.

No que diz respeito às acessibilidades, o candidato defende a criação de um “serviço de transportes que seja compatível com as necessidades das populações e aproximá-las do município”.

PUBLICIDADE

“Queremos criar uma rede ciclável e pedonal que aproxime o concelho às praias”, nomeadamente à “praia fluvial dos Olhos da Fervença, à piscina natural de Ançã, à praia da Tocha e à praia fluvial das Sete Fontes”, afirmou.

O cabeça de lista da CDU defende a reposição do ramal ferroviário da Pampilhosa/Figueira da Foz, e do comboio tanto para passageiros como para mercadorias, considerando ser uma “forma de potenciar as zonas industriais do concelho e pode escoar os produtos daqui para a linha do Oeste, para a Pampilhosa, para Coimbra e para a linha do litoral”.

Relativamente ao ambiente, João Laranjeiro pretende lançar um “plano de ação municipal para a valorização do património cultural e natural do concelho, para um desenvolvimento económico e social a partir de riquezas naturais e práticas ecológicas”, sublinhou.

O executivo municipal de Cantanhede é composto por cinco eleitos do PSD e dois do PS, um dos quais viu o partido retirar-lhe a confiança política, passando a independente.

A Câmara Municipal é atualmente presidida por Helena Teodósio (PSD), que se candidata a um segundo mandato.

Para além de João Laranjeiro (CDU), são também candidatos à liderança do município de Cantanhede Cristina de Jesus (PS), Eliseu Neves (Chega) e Daniel Neves Costa (BE).

As eleições autárquicas estão marcadas para 26 de setembro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com