Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cinema

João Lagarto na sessão de abertura do Festival Caminhos do Cinema Português

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 04-11-2022

O ator João Lagarto, o diretor da Cinemateca Portuguesa, José Manuel Costa, e o produtor cultural Tiago Bartolomeu Costa marcam presença na abertura do Festival Caminhos do Cinema Português, no sábado, 5 de novembro, na Casa do Cinema de Coimbra. Em exibição estará o filme “Histórias Selvagens”, realizado por António Campos em 1978, através de uma cópia restaurada pela Cinemateca Portuguesa.

PUBLICIDADE

“Histórias Selvagens” foi o primeiro filme da já longa carreira de João Lagarto. O ator, atualmente com 68 anos, tem carreira no cinema, teatro e televisão. Destacou-se em filmes como “Adeus Pai” de 1996, “A Vida é Bela?” de 1982, “No Dia dos Meus Anos” (1992) ou “Pedro & Inês”, em 2018. Em televisão, João Lagarto teve participações em séries como “Duarte & Companhia”, “Polícias” ou “Ballet Rose”.

Para além de João Lagarto, “Histórias Selvagens”, que foi filmado em Montemor-o-Velho, conta com a participação de Márcia Breia, Júlio Cardoso, Cremilda Gil (1927-2019), Carlos Bartolomeu e Glicínia Quartin (1924-2006).

PUBLICIDADE

publicidade

A obra de António Campos (1922-1999) tem sido recuperada através do projeto FILMar, da Cinemateca Portuguesa. Na coordenação do projeto está o programador cultural Tiago Bartolomeu Costa, que estará presente na Casa do Cinema de Coimbra no sábado, 5 de novembro.

“Histórias Selvagens” é exibido no ano do centenário de António Campos, um realizador que, apesar de não ter sido muito conhecido do grande público, deu um grande contributo ao cinema português. O filme é um retrato do mundo rural em Montemor-o-Velho na década de 1970, juntando documentário e ficção.

PUBLICIDADE

O filme abre duas semanas do Festival Caminhos do Cinema Português, estando em exibição 162 filmes de nove seleções. 

A sessão de encerramento e entrega de prémios está marcada para 19 de novembro no Convento de São Francisco, com um cineconcerto de Victor Torpedo & The Pop Kids.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com