Portugal

Joana Amaral Dias está fora das eleições presidenciais

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 23-12-2025

Esta terça-feira, 23 de dezembro, o Tribunal Constitucional (TC) não admitiu três candidaturas às eleições presidenciais, depois de os candidatos não terem corrigido, dentro do prazo legal, as irregularidades previamente identificadas.

PUBLICIDADE

publicidade

Num acórdão publicado na passada sexta-feira, o Tribunal Constitucional revelou que três candidaturas tinham sido notificadas para suprir irregularidades no prazo de dois dias.

PUBLICIDADE

publicidade

Contudo, num novo acórdão divulgado esta terça-feira, o TC sublinha que, terminado esse prazo, nenhuma das candidaturas apresentou os elementos em falta.

No caso de Joana Amaral Dias, o Tribunal Constitucional refere, citado pelo Jornal de Notícias, que a candidata “não juntou os documentos em falta”, nomeadamente o certificado de nacionalidade portuguesa originária e o “documento comprovativo de que se encontra no gozo de todos os direitos civis e políticos”. Além disso, não apresentou declarações de propositura e respetivas certidões de eleitor em número suficiente para atingir o mínimo legal exigido.

Segundo o TC, das 7.500 assinaturas válidas necessárias para uma candidatura à Presidência da República, Joana Amaral Dias apresentou apenas 1.575.

A mesma decisão foi aplicada às candidaturas de José Cardoso e Ricardo Sousa, que igualmente não corrigiram as irregularidades dentro do prazo estabelecido.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE