Coimbra

JNation junta em Coimbra 850 programadores de linguagens Java e JavaScript

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 29-05-2019

Mais de 850 criadores de Java e JavaScript, as linguagens de programação mais usadas na Internet, participam no dia 04 de junho, em Coimbra, na JNation, conferência que atrai especialistas de todo o mundo.

PUBLICIDADE

Imagem da edição de 2018

A segunda edição do evento, que vai decorrer no Convento São Francisco, pretende colocar Coimbra na rota das conferências internacionais de Java e JavaScript, linguagens que, juntamente com HTML e CSS, são as principais tecnologias da World Wide Web.

A conferência resulta este ano da parceria entre o Java User Group de Coimbra (JUG) e a Undefined.js, a comunidade de JavaScript de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

“Já estava planeado há algum tempo fazer-se uma conferência sobre JavaScript em Coimbra. A ideia começou a tomar forma e rapidamente nos juntámos ao JUG Coimbra. Se fazia sentido fazer duas conferências irmãs? Em Coimbra faz mais sentido unir esforços para juntar uma conferência maior”, explica Miguel Antunes, da Undefined.js.

Sem apoios oficiais para além da cedência do Convento São Francisco pela Câmara de Coimbra, a conferência é suportada pelo apoio de algumas da maiores empresas nacionais da área do software.

PUBLICIDADE

Conta ainda com o apoio da comunidade alphaCoimbra, associação sem fins lucrativos dedicada ao fomento do empreendedorismo e da inovação nas pessoas, nas comunidades e nas organizações, nascida em Coimbra, em 2017.

O bilhete de entrada custa 50 euros e dá direito à participação na sessão geral, em grupos de discussão especializados, refeições e “after party”. Os organizadores esperam esgotar os bilhetes, tal como aconteceu no ano passado, que teve como participante Juergen Hoeller, que trabalha na Pivotal e desenvolve a ‘framework’ Spring, muito utilizada para desenvolver aplicações.

“São várias as razões que fazem com que Coimbra seja o sítio ideal para realizar a conferência: desde a sua comunidade de Java, que é das maiores do país, ao facto de estar situada mesmo no centro do país e por isso a meio caminho de qualquer uma das outras comunidades, e até mesmo ter um dos maiores polos nacionais de tecnologia”, explica o programador Roberto Cortez, principal impulsionador da conferência e fundador do JUG.

A conferência abre com Venkat Subramaniam, professor na Universidade de Houston, “autor premiado de livros de referência para qualquer programador”, tais como “Practices of an Agile Developer” ou “Rediscovering JavaScript”, e fundador da Agile Developer, Inc.

Depois da abertura, os participantes vão dividir-se em quatro salas onde mais de 24 oradores vão partilhar as suas experiências, apresentar novidades. Uma destas salas será inteiramente dedicada ao JavaScript.

Da extensa lista de oradores destacam-se Emily Jiang (IBM), Paulo Lopes (Principal Software Engineer, Red Hat), Burr Sutter (Founder, DevNexus), Philipp Krenn (Developer Advocate, Elastic) e Carlos Sanchez (Principal Software Engineer, CloudBees).

A patrocinar a conferência estão marcas como Idealista, Present Technologies, Mercedes-Benz.io, Red Hat, Wit Software, Mindera, Blip, La Redoute, Feedzai, Tomitribe, Bosch e Critical Software.

“Sem estes ‘sponsors’, não conseguiríamos fazer a conferência com oradores de tanta qualidade”, refere Cortez.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE