Vamos

JMJ: Centenas de jovens de várias nacionalidades vão percorrer Via Sacra do Bussaco

Notícias de Coimbra com Lusa | 10 meses atrás em 17-07-2023

Cerca de cinco centenas de jovens de várias nacionalidades vão percorrer os passos da Via Sacra da Mata do Bussaco, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), revelou hoje o presidente da Fundação Mata do Bussaco.

PUBLICIDADE

Em declarações à agência Lusa, Guilherme Duarte disse que a Mata Nacional do Bussaco, no concelho da Mealhada, distrito de Aveiro, vai receber a visita de cerca de meio milhar de jovens, de diferentes nacionalidades, no dia 28 de julho.

“O grupo de jovens será dividido em três, estando previstas três ações diferentes para esse dia. De forma rotativa, irão fazer a Via Sacra, visitar o Convento de Santa Cruz do Bussaco e participar num serviço à comunidade”, informou.

PUBLICIDADE

Os jovens arrancam, a pé, do Luso em direção à Mata Nacional do Bussaco, onde terão a oportunidade de conhecer a réplica “mais fiel e completa da cidade Santa de Jerusalém”.

De acordo com o presidente da Fundação da Mata do Bussaco, os jovens vão percorrer os 21 passos que compõem a Via Sacra do Bussaco, numa extensão de cerca de três quilómetros.

PUBLICIDADE

publicidade

Ao contrário dos habituais 15 passos que compõem a Paixão de Cristo das demais vias-sacras, a Mata do Bussaco oferece mais seis, que recriam a sua prisão.

Ao longo do dia está também prevista a visita ao Convento de Santa Cruz do Bussaco, que “é uma imitação do primeiro Templo Santo de Jerusalém”.

A visita à Mata Nacional do Bussaco – classificada como monumento nacional em dezembro de 2017 e candidata a Património Mundial da UNESCO – inclui ainda “um serviço à comunidade, através de uma ação de voluntariado, que prevê uma limpeza à Mata, quer para retirar ramos, quer para retirar invasoras”.

Segundo a Fundação Mata do Bussaco, este programa para o dia 28 de julho vai ao encontro “da Encíclica do Papa, em que alude à questão da ecologia, preservação da natureza e o cuidar da casa comum”.

“Esta ação integra-se no contexto de cuidar da casa comum e a Mata do Bussaco é, neste caso, a casa comum”, justificou.

Lisboa foi a cidade escolhida pelo Papa Francisco para a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer entre os dias 01 e 06 de agosto deste ano, com as principais cerimónias a terem lugar no Parque Eduardo VII e no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.

A JMJ nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

O primeiro encontro aconteceu em 1986, em Roma, tendo já passado, nos moldes atuais, por Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

A edição deste ano, que contará com a presença do Papa Francisco, esteve inicialmente prevista para 2022, mas foi adiada devido à pandemia de covid-19.

O Papa Francisco foi a primeira pessoa a inscrever-se na JMJ Lisboa 2023, no dia 23 de outubro de 2022 no Vaticano.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE