No Dia de São Martinho, 11 de novembro, a tradição das castanhas assadas é muitas vezes acompanhada por um copo de jeropiga ou água-pé, bebidas típicas de outono. Embora ambas sejam derivadas da uva, elas se diferenciam em sabor, processo de produção e teor alcoólico.
A jeropiga é feita a partir do mosto de uva em fermentação, ao qual se adiciona aguardente, interrompendo a fermentação e tornando a bebida mais alcoólica e doce. O teor alcoólico da jeropiga varia entre 15% e 18%, e a bebida é normalmente servida a uma temperatura de 8ºC a 10ºC. a
PUBLICIDADE
A água-pé, por sua vez, é produzida a partir do bagaço da uva, o resíduo da produção de vinho. Ao bagaço, adiciona-se água e, eventualmente, aguardente, criando uma bebida mais leve e com teor alcoólico entre 2% e 6%. Esta é mais suave e menos doce que a jeropiga e deve ser servida entre 10ºC e 12ºC, adianta a DecoProteste.
As duas bebidas devem ser consumidas frescas para preservar seus sabores característicos. A jeropiga pode ser encontrada em supermercados, enquanto a água-pé é regulamentada pela União Europeia e só pode ser produzida para consumo familiar ou para destilação.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

