Primeira Página

Javalis e fogos destroem plantações de pastor em Oliveira do Hospital que em 2017 perdeu a mãe nos incêndios

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 4 minutos atrás em 22-08-2025

Oliveira do Hospital enfrenta novamente os efeitos devastadores dos incêndios de 2025, desta vez acompanhados de uma praga de javalis que tem destruído plantações e comprometido o sustento de pastores locais.

O Notícias de Coimbra visitou uma propriedade em Cabeçadas, em Lourosa, de Sérgio Augusto, jovem pastor de 29 anos, que viu grande parte da sua plantação de sorgo e milho ser completamente devastada. “Não resta nada. Este terreno não vai dar mais nada e vou ter que comprar ração e também palha para dar às ovelhas bordaleiras”, explicou Sérgio, referindo-se às 75 cabeças de ovelhas que mantém.

O pastor recorda episódios anteriores de destruição, como em 2017, e lamenta o impacto acumulado sobre o seu rebanho. “Em 2017 perdi o meu rebanho e, infelizmente, perdi também a minha mãe. Este ano já tivemos problemas com a língua azul, algumas ovelhas morreram, e agora isto… é desesperante ver o trabalho reduzido a nada”, desabafou.

PUBLICIDADE

O Notícias de Coimbra acompanhou Sérgio a outra propriedade onde apesar de ainda haver algumas ovelhas a conseguir alimentar-se, as plantações de sorgo, avena e milho também foram quase totalmente devoradas. “Todos os dias venho ver e tenho que regar, mas é complicado. Sem esta alimentação, tenho que comprar palha e ração. Não há dinheiro para tudo”, explicou.

Sérgio sublinha o esforço diário e a ligação familiar à pastorícia: “Andava na escola e já era pastor. O meu avô tinha ovelhas, sempre gostei disto e muita gente não dá valor a estas coisas. Para quem gosta, é a vida, mas não é fácil”.

O pastor apela à ajuda das autoridades para controlar os javalis e garantir que os animais consigam sobreviver, evidenciando que a situação é crítica não apenas para o seu sustento, mas também para a produção de ovelhas bordaleiras certificadas da Serra da Estrela.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE