Cidade

Jardim Botânico recebe ciclo literário durante o verão

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 20-06-2014

O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra promove um ciclo literário, intitulado “Nem só as Árvores têm Folhas”, que termina em setembro, contando com a presença de Afonso Cruz, Pilar del Río e António Bagão Félix.

PUBLICIDADE

O ciclo “parte do princípio de que o jardim é o espaço ideal para realizar leituras”, tendo sido convidados autores que abordam “de forma direta ou indireta a botânica ou os jardins” em alguma das suas obras, explicou Paulo Trincão, diretor do Jardim Botânico.

A iniciativa pretende reafirmar o Jardim Botânico “como um grande jardim nacional” e como “um grande espaço de cultura, lazer e ciência”, sublinhou.

PUBLICIDADE

O ciclo literário começou com o escritor Onésimo Teotónio Almeida, a 12 de junho, no Centro Rómulo de Carvalho (físico que era poeta sob o pseudónimo António Gedeão) da Universidade de Coimbra, na única sessão fora do jardim.

As restantes seis sessões irão decorrer em junho, julho, agosto e setembro, contando com a presença de Afonso Cruz, Pilar del Río, António Bagão Félix, Susana Neves, Joana Serrado e Maria Dias, Inês Rosário e Bernardo Carvalho.

PUBLICIDADE

A próxima sessão será com António Bagão Félix, a 28 de junho, que apresenta o livro “Trinta árvores em discurso directo” e que terá a jornalista Maria Flor Pedroso como mediadora.

Haverá um mediador diferente em cada sessão e, para além da apresentação dos livros, estão previstos “momentos de leitura e de conversa com o público”, informou o diretor do jardim.

Os locais escolhidos para cada uma das iniciativas “serão sempre diferentes”, para se “dar a conhecer um jardim que é muito rico e variado”, estando já marcadas sessões “na Avenida das Tílias ou ao pé da figueira assassina, sendo sempre escolhidas árvores com um porte digno onde se possa criar um espaço bonito e com sombra”, aclarou Paulo Trincão.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE