Coimbra

Jardim Botânico de Coimbra recebe uma centena de árvores (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 30-03-2022
A Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC) promoveu, esta quarta-feira, a plantação de 100 árvores de fruto e autóctones no pomar e na mata do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC).
 
A iniciativa juntou a Imprensa e o Jardim Botânico, “duas unidades criadas no âmbito das Reformas Pombalinas da Universidade de Coimbra e que celebram 250 anos em 2022”, sustenta o vice-reitor da instituição, Delfim Leão, acrescentando que “o programa visa a plantação de 250 árvores, até final do ano, com o envolvimento da comunidade estudantil”.
 
Trata-se do primeiro passo no compromisso da Imprensa para a neutralidade carbónica e para atingir a meta, a editora da Universidade de Coimbra compromete-se a compensar o impacto ambiental resultante da produção de livros impressos, repondo anualmente o número de árvores correspondente ao papel usado nas impressões das obras que edita.
 
A diretora do Jardim Botânico, Teresa Girão, realça que ao receber esta ação “este espaço renova as coleções de plantas vivas, aumentando o número de espécies “.
 
Alexandre Dias Pereira, diretor da Imprensa da Universidade de Coimbra, reforçou a importância desta primeira ação integrada nas comemorações dos 250 anos das Reformas Pombalinas, “lançando vida à terra”.
 
A iniciativa denominada “Árvores que dão frutos”   contou com a participação do vice-reitor da UC para a Cultura e a Ciência Aberta, Delfim Leão, do diretor da IUC, Alexandre Dias Pereira, da diretora do JBUC, Teresa Girão, e de alunos do Núcleo de Estudantes de Economia da Associação Académica de Coimbra.
 
De referir que a IUC irá levar a efeito outras ações similares  no sentido de garantir a neutralidade carbónica.
 
Nos últimos anos, a editora da UC já tem adotado outras medidas para a diminuição da pegada ambiental, como o ajuste das tiragens das suas publicações às efetivas solicitações do mercado, tendo sido também a primeira editora universitária portuguesa a adotar em pleno as políticas de acesso aberto (permitindo o acesso universal às suas publicações e promovendo a disseminação do conhecimento científico em acesso livre imediato a toda a comunidade académica e à sociedade civil).
 
Veja o direto NDC da plantação das árvores no Jardim Botânico:

PUBLICIDADE

Veja o direto NDC com o vice-reitor da UC, Delfim Leão:

PUBLICIDADE

Veja o direto NDC com a diretora do JBUC, Teresa Girão:

PUBLICIDADE

publicidade

Veja o direto NDC com o diretor da IUC, Alexandre Dias Pereira:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE