Mundo

Japão bate recorde de velocidade de internet

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 19-07-2021

Uma equipa de engenheiros informáticos japoneses bateu o recorde de 2020 de velocidade de internet para quase o dobro: 319 terabits por segundo.

PUBLICIDADE

Segundo o Observador, um grupo de engenheiros informáticos do Instituto Nacional de Tecnologias de Comunicação (NICT, na sigla em inglês) e Informação do Japão bateu um novo recorde de velocidade de internet. Como avançaram órgãos de comunicação social como o Motherboard ou o Tom’s Hardquare, os investigadores mediram um velocidade de carregamento de conteúdos de 319 terabits por segundo, conseguindo bater o recorde mundial. Os resultados desta experiência foram revelados através de um artigo científico que foi divulgado a 11 de junho na Conferência Internacional sobre Comunicações através de Fibra Óptica.

Os engenheiros informáticos utilizaram uma nova tecnologia de cabos de fibra óptica para alcançar este novo recorde. O NICT enviou dados através deste tipo de cabos simulando uma distância de transmissão de três mil quilómetros qualquer sem degradação do sinal ou velocidade.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com os investigadores, a principal inovação desta experiência foi demonstrar as possibilidades de um cabo de fibra óptica com quatro núcleos. Segundo o NICT, esta tecnologia  poderá ser facilmente implementada em sistemas existentes para aumentar a velocidade.

O diâmetro de revestimento padrão, fibra óptica de quatro núcleos pode ser ligada a equipamento existente e espera-se que tais fibras possam permitir a transmissão de um grande número de dados a curto prazo”, dizem os autores que, acrescentam, pode levar a uma tecnologia de comunicação futura, já depois do 5G.

PUBLICIDADE

O anterior recorde foi alcançado em agosto de 2020 quando investigadores no Japão e no Reino Unido mediram uma velocidade 178 terabits por segundo. Antes disso, em maio do mesmo ano, uma equipa de investigadores das universidades de Monash, Swinburne e do Royal Melbourne Institute of Technology (RMIT), na Austrália, tinham batido o recorde ao medir uma velocidade de 44,2 terabits por segundo a partir de uma única fonte de luz.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE