Universidade

Janela aberta para a produção de energia

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 16-03-2015

Uma equipa de investigadores do LaserLab da Universidade de Coimbra (UC), com a colaboração da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, desenvolveu um estudo que contribui  para o futuro desenvolvimento de janelas que transformam luz solar em energia elétrica ou, como classifica a comunidade científica, células fotovoltaicas de terceira geração, mais eficientes e de custo reduzido em comparação com os atuais sistemas. 

PUBLICIDADE

Pela primeira vez, a equipa coordenada por e Carlos Serpa e Hugh Burrows, avaliou o potencial de alguns compostos de Platina (Platina ligada a um conjunto de moléculas orgânicas) para aplicações na transformação de energia solar em eletricidade, através de um método sensível de calorimetria fotoacústica (tecnologia única desenvolvida na Universidade de Coimbra) para determinar o quão eficiente é a transferência de eletrões destes compostos de Platina para um material semicondutor, de forma a produzir eletricidade, num aproveitamento racional da energia solar.

Os resultados da investigação, financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e pelo LaserLab Europe, foram considerados “HOT Article” e serão capa da edição 26 (a publicar em julho, mas já disponível online) da revista científica editada pela Royal Society of Chemistry, “Dalton Transactions”.

PUBLICIDADE

Segundo o investigador Carlos Serpa, os compostos de Platina estudados são candidatos promissores para aplicações na conversão da energia solar em eletricidade, porque «apresentam como grande vantagem a sua capacidade de intensa absorção no visível e em parte do espectro do infravermelho próximo. Dito de forma mais simples, se pensarmos nas cores do arco-íris, estes compostos de Platina têm uma forte capacidade de absorver grande parte dessas cores, especialmente a cor vermelha, mais difícil de captar. Esta é uma característica essencial para a transformação eficiente de luz solar em energia elétrica».

No entanto, explica o também docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, «verificou-se que o tempo de vida do composto no estado necessário para a transformação em energia elétrica é muito curto, entrando em competição com a transferência de eletrões para o circuito elétrico. Por isso, são ainda necessários novos estudos, que passam pela modificação das moléculas que envolvem o átomo de Platina, alterando assim as propriedades do composto para obter as condições mais favoráveis à transformação da luz solar captada em eletricidade».

PUBLICIDADE

publicidade

A equipa do Coimbra LaserLab da Universidade de Coimbra que participou na investigação foi constituída por Patrícia Jesus, Carlos Serpa e Hugh Burrows.

+ em http://www.uc.pt/en/uid/laserlab/

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE