Portugal

Janeiro despede-se em força! Saiba como vai estar o tempo no último dia do mês

Notícias de Coimbra | 1 hora atrás em 30-01-2026

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para este sábado, 31 de janeiro de 2026, um dia marcado por precipitação, vento intenso e agitação marítima em todo o território continental, com especial incidência nas regiões Norte e Centro. Nas terras altas, a chuva poderá assumir a forma de neve, especialmente durante a manhã.

PUBLICIDADE

publicidade

No Norte e Centro, o céu apresenta-se muito nublado, tornando-se gradualmente encoberto a partir da tarde. Durante a manhã, são esperados aguaceiros fracos e dispersos, que poderão ser moderados e mais frequentes no litoral, com neve acima dos 1000/1200 metros de altitude.

A partir do meio da tarde, a chuva deve estender-se gradualmente para o interior. O vento soprará fraco a moderado de oeste/noroeste, tornando-se por vezes forte nas terras altas, com rajadas que podem atingir os 75 km/h. No litoral, o vento passa a soprar do quadrante sul a partir da tarde.

No Sul do país, o céu permanece muito nublado, com possibilidade de aguaceiros fracos e dispersos. O vento será fraco a moderado, soprando por vezes forte na faixa costeira e nas terras altas durante a manhã, mudando gradualmente para sul/sudoeste ao longo do dia.

Nas áreas metropolitanas, Lisboa terá períodos de céu muito nublado, com precipitação fraca a partir do meio da tarde e vento por vezes forte na faixa costeira durante a manhã. No Porto, os aguaceiros diminuem de intensidade durante a manhã, mas a partir do final da tarde é esperada nova precipitação, acompanhada de vento ocasionalmente forte na faixa costeira.

No mar, a costa ocidental apresentará ondas de noroeste entre 5 e 7 metros, podendo atingir 7 a 8 metros a norte da foz do Douro durante a manhã, diminuindo gradualmente ao longo do dia. A costa sul terá ondas de sudoeste entre 1,5 e 2 metros, descendendo para 1 a 1,5 metros.

Para domingo, 1 de fevereiro, o IPMA antecipa céu muito nublado ou encoberto, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes no Norte e Centro, com possibilidade de trovoada no litoral. O vento manter-se-á fraco a moderado, soprando por vezes forte nas terras altas e no litoral no final do dia, com rajadas até 75 km/h. Está prevista uma ligeira subida da temperatura, especialmente da mínima.

Os meteorologistas alertam para a necessidade de precaução em deslocações, devido ao piso escorregadio, à agitação marítima e ao vento forte.