Janeiro (de Coimbra) na Final do Festival da Canção

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 19-02-2018

A RTP apresentou hoje a primeira semifinal do Festival da Canção, que marca o início do processo de escolha do sucessor de Salvador Sobral para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção,

PUBLICIDADE

Entre as 13 canções desta noite destaca-se a presença de Rita Dias, JP Simões e Janeiro, naturais de Coimbra, bem como do mítico José Cid, eterno estudante de Coimbra distinguido com a medalha de ouro da cidade.

janeiro a

PUBLICIDADE

Janeiro é um dos 7 finalistas. Obteve o 2º lugar na classificação geral, ficando a 6 pontos do mais votado, que é Peu Madudeira. 

Peu Madureira (22 pontos), Janeiro (16), Catarina Miranda (16), Anabela (13). Beatriz Pessoa (11), Joana Barra (8) Joana Espadinha (7) são os concorrentes apurados para a Final em Guimarães.

PUBLICIDADE

publicidade

 A canção “Só por ela”, interpretada por Peu Madureira, foi a mais votada pelo público  (12 pontos)  na primeira semifinal do Festival da Canção, que apurou domingo sete finalistas.

“Sem título”, interpretada por Janeiro, foi a canção com mais votos do júri  (12 pontos), enquanto “Eu te amo”, de Beatriz Pessoa, “Pra te dar abrigo”, de Anabela, “Para sorrir eu não preciso de nada”, de Catarina Miranda, “Zero a zero”, de Joana Espadinha, e “Anda estragar-me os planos”, de Joana Barra Vaz, foram as outras canções apuradas.

José Cid em 9º lugar com 7 pontos, JP Simões em 10º com 6 pontos e Rita Dias em 11º com 3 pontos ficam pelo caminho.

RITA DIAS

Rita Dias natural de Coimbra. Morou no Brasil. Vive em Lisboa. 

Em 2013, juntou-se a quatro músicos portugueses, a quem chama “Os Malabaristas”. Concorre pela primeira vez aos concurso da RTP.

Rita Dias interpretou Com Gosto Amigo. A canção tem composição de Rita Dias & Filipe Almeida e letra de Rita Dias. Ficou em 11º lugar. Não passa à fase seguinte.

jp-simoes-e1381405595819

JP Simões nasceu em Coimbra. Vive em Lisboa. Escreveu e interpretou Alvoroço. Foi eliminado. Classificou-se em 10º lugar.

Estudou Comunicação Social, Direito da Comunicação, Escrita de Argumento, História do Teatro, Saxofone, língua Árabe, entre outros assuntos e é Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade de Lisboa (FLUL).

Integrou os Pop Dell’Arte,  Belle Chase Hotel, Quinteto Tati antes de iniciar, em 2007, uma discografia em nome próprio.

janeiroAos 13 anos, Janeiro, que hoje cantou Sem Título,  começou a tocar guitarra, hobbie que foi desenvolvendo até se transformar num fio condutor para o crescimento de Janeiro como artista. Foi o segundo mais votado. Está na Final.

Aos 18 anos decidiu deixar a sua cidade natal, Coimbra, para se mudar para Lisboa com o intuito de estudar jazz no Hot Clube De Portugal, musicologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e dar-se a conhecer ao mundo como músico e compositor.

No último ano da sua licenciatura, com 20 anos de idade, apresentou o EP de estreia “Janeiro”, gravado no seu estúdio caseiro improvisado.

cid

Nascido na Chamusca em 1942, ou seja, há 75 anos, José Cid integrou na segunda metade dos anos 50 aquela que é considerada a primeira banda de rock portuguesa: os Babies.

Passou ainda por grupos como o Conjunto Orfeão, o Trio Los Dos e Os Claves antes de fundar o Quarteto 1111 com o qual gravou os seus primeiros discos. Nos anos 70 integrou os Green Windows, mas numa altura em que desenvolvia já uma carreira a solo iniciada em 1971 com o álbum “José Cid” (que recentemente foi reeditado em vinil pela Armoniz). A sua discografia integra, entre muitos títulos, o álbum “Dez Mil Anos Depois Entre Vénus e Marte” (1978) que se tornou uma referência nos universos do rock progressivo e que recentemente teve expressão em palco e surgiu em 2016 num disco ao vivo.

José Cid participou pela primeira vez no Festival da Canção em 1968 com “Balada para D. Inês”. Regressou por diversas vezes como autor e intérprete, tendo representado Portugal na Eurovisão em 1980 com “Um Grande Grande Amor”. Em 1998 integrou os Alma Lusa, que levaram à Eurovisão o tema “Se Eu Te Pudesse Abraçar”, de sua autoria.

Nesta edição do Festival da Canção cantou este O Som da Guitarra é a Alma de um Povo.  Alcançou um modesto 9º lugar. Foi eliminado

malato

À edição deste ano do Festival da Canção concorrem 26 temas. A RTP lançou o convite a 22 compositores para que apresentassem uma canção original inédita no concurso. A estes 22 juntaram-se três autores que responderam a concursos e um escolhido por Salvador Sobral, vencedor da edição de 2017.

Na primeira semifinal, apresenyada por Jorge Gabriel e José Carlos Malato,  realizou-se hoje à noite no estúdio da RTP e emitida em direto na RTP1, RTP Internacional e RTP Play.

Competiram 13 canções: os temas compostos por José Cid (interpretado pelo próprio), Diogo Clemente (Peu Madureira), Fernando Tordo (Anabela), Francisca Cortesão (Joana Barra Vaz), Janeiro (Janeiro), Jorge Palma (Rui David), JP Simões (JP Simões), Júlio Resende (Catarina Miranda), Benjamim (Joana Espadinha), Mallu Magalhães (Beatriz Pessoa), Nuno Rafael (Bruno Vasconcelos), Paulo Praça (Maria Amaral) e Rita Dias (Rita Dias).

A segunda semifinal está marcada para 25 de fevereiro, também no estúdio da RTP, em Lisboa, e a final decorre a 04 de março, em Guimarães.

De cada semifinal saem sete finalistas escolhidos por um júri que este ano volta a ser presidido por Júlio Isidro. A acompanhar o apresentador estão Ana Bacalhau, Carlão, Luísa Sobral e Sara Tavares, Ana Markl,  Mário Lopes, Tozé Brito e António Avelar Pinho.

Além das músicas a concurso, nas duas semifinais João Pedro Coimbra e Nuno Figueiredo tentam imitar o cancioneiro de Carlos Paião.

O vencedor do Festival da Canção, que regressou no ano passado como uma janela renovada, abrindo o concurso a compositores que nunca nele tinham participado, irá participar em maio no Festival da Eurovisão da Canção, que este ano se realiza em Lisboa.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE