Desporto

Jamais voltarão a vestir aquela camisola do Liverpool. 20 eternizado por Diogo Jota

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 7 horas atrás em 04-07-2025

Imagem: DR

O Liverpool Football Club anunciou uma emocionante homenagem ao português Diogo Jota, que faleceu na última quinta-feira (3 de julho) num grave acidente de carro em Zamora, Espanha.

PUBLICIDADE

publicidade

Em reconhecimento à importância do jogador para o clube, especialmente pela sua contribuição decisiva na temporada 2024-25, quando o Liverpool conquistou o seu 20º título, o clube decidiu aposentar oficialmente a camisa número 20, que Jota vestiu desde 2020.

PUBLICIDADE

Diogo Jota, de apenas 28 anos, perdeu a vida junto com o seu irmão, André Silva, de 25, num episódio que chocou a comunidade futebolística mundial e comoveu profundamente os Reds. Em Anfield, palco das grandes conquistas do Liverpool, fãs manifestaram o seu amor e respeito pelo jogador, pedindo ao clube que imortalizasse o seu número, um pedido que agora se concretiza com esta homenagem oficial, relata o Zero Hora.

A prática de aposentar números de camisas é uma tradição cada vez mais comum no futebol, sendo uma forma de eternizar a memória de atletas que deixaram um legado. Exemplos célebres incluem a camisa 10 do Napoli, aposentada em homenagem a Diego Maradona; a camisa 14 do Ajax, dedicada a Johan Cruyff; e no Brasil, a camisa 01 do São Paulo, reservada ao goleiro Rogério Ceni.

Outros clubes também prestaram tributo a ídolos falecidos, como a Fiorentina e o Cagliari, que aposentaram a camisa 13 em memória de Davide Astori, e o Milan, que mantém aposentada a camisa 3 de Paolo Maldini, com a condição de que apenas os seus descendentes possam utilizá-la.

Com a decisão do Liverpool, a camisa 20 de Diogo Jota entra para esse grupo de números que simbolizam não só a excelência dentro de campo, mas também o impacto humano e emocional deixado pelo atleta. O legado de Jota será lembrado para sempre, não apenas pelos golos e a sua técnica, mas pela inspiração e paixão que transmitiu a todos ao seu redor.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE