Jair Pereira, de 54 anos, principal suspeito de ter esfaqueado até à morte Conceição Figueiredo, de 69, está internado por motivos de saúde no hospital de Aveiro.
O arguido, que cumpre prisão preventiva na cadeia de Aveiro, deu entrada na unidade hospitalar na passada quarta-feira, informa o Correio da Manhã.
Este não é o primeiro incidente de saúde do suspeito: anteriormente, já tinha sido levado ao serviço de urgência do hospital de Aveiro, alegadamente por ter ingerido pesticida. Ainda não se sabe exatamente quando o detido consumiu a substância, havendo a possibilidade de ter ingerido uma pequena quantidade antes de ser detido, com os sintomas a manifestarem-se apenas após a sua apresentação no tribunal de instrução criminal de Aveiro.
PUBLICIDADE
No tribunal, Jair confessou ter matado Conceição Figueiredo a 18 de maio, alegando que agiu em legítima defesa, pois a vítima terá avançado com uma faca contra ele. A juíza responsável pelo caso não ficou convencida com a versão apresentada e decretou prisão preventiva, mantendo o arguido detido até ao julgamento.
De acordo com o relatório da autópsia, que não foi conclusivo devido ao estado de decomposição do corpo, Conceição Figueiredo recebeu pelo menos 10 facadas na região abdominal. O corpo da vítima foi encontrado a 1 de junho numa zona de mato em Mortágua, descalça, com os sapatos a vários metros de distância.
As autoridades possuem várias provas contra Jair Pereira, incluindo um diário escrito à mão, onde detalhou todos os seus passos e alimentação durante os 20 dias em que esteve em fuga. Na sua carrinha foram encontrados vestígios de sangue, óculos de sol e uma garrafa de água semelhante às vendidas na danceteria da Palhaça, em Oliveira do Bairro, local onde esteve com Conceição no dia do crime.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE