Coimbra

Jaime traz uma fusão de terra e mar ao palco principal do Coimbra Região Gastronómica

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 16-11-2025

No palco principal do Coimbra Região Gastronómica, o jovem chef Jaime Casimiro, de 29 anos, apresentou um prato terra‑mar

Este prato reúne as influências das várias regiões onde passou: “a presa de porco alentejano”, os “berbigões”, a “salicórnia da ria” de Aveiro e os “cuscos de Vinhais”, uma homenagem à sua ligação à Bragança.

Segundo Jaime, o prato “representa todas as partes por onde já passei ligados à gastronomia”.

PUBLICIDADE

Casimiro partilhou que a sua paixão pela cozinha nasceu na infância: “tinha uma avó que criava os próprios animais e os seus legumes. Nasceu a partir daí um contacto real com a cozinha”.

Para ele, a inovação é fundamental, mas sem descuidar a tradição: “faz toda a falta inovar, mas nunca esquecendo os produtos e a nossa base”.

Durante a demonstração, ele confessou que a maior recompensa é ver a satisfação de quem prova: “ver o sorriso no rosto de quem prova é para isso que nós trabalhamos diariamente, para servir pessoas, para fazer pessoas felizes”.

Jaime aproveitou também para elogiar a organização do evento e agradeceu o convite para estar na segunda edição do festival.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE