Cidade

Jaime Ramos reuniu com o Reitor da Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 20-03-2017

O candidato a Presidente do Município de Coimbra, Jaime Ramos, reuniu com o Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva.

PUBLICIDADE

José Gabriel Silva é irmão de José Manuel Silva, o antigo Bastonário da Ordem dos Médicos que se apresentou como candidato independente à presidência da Câmara Municipal de Coimbra.

unnamed (12)

PUBLICIDADE

Para Jaime Ramos só parcerias estratégicas entre as forças vivas do concelho e a autarquia permitirão a Coimbra sair do declínio económico e empresarial que enfrenta.

Em comunicado enviado a NDC, Jaime Ramos adianta que na reunião foram analisados diversas questões desde o turismo, ao emprego sem esquecer o colapso demográfico com tradução numa redução brutal de número de alunos.

PUBLICIDADE

publicidade

Jaime Ramos considera que a Universidade é a principal entidade que poderá habilitar a Camara de Coimbra a alavancar o desenvolvimento do concelho e da região.

Não basta cordialidade entre a Universidade e o Município. É absolutamente necessário um trabalho conjunto que permita atrair investidores e conseguir apoiar as empresas existentes, salienta Jaime Ramos.

Para Jaime Ramos, Coimbra tem de atrair empreendedores que criem emprego de qualidade para evitar o êxodo das novas gerações; para este objetivo é preciso acção e pró-actividade impedindo que a Universidade e a Câmara fiquem de pernas cruzadas à espera de investidores. Só a captação de empresas, associado ao crescimento das existentes, permitirá garantir trabalho às novas gerações formadas no ensino superior em Coimbra.

Jaime Ramos  transmitiu ao  Reitor o seu enorme apreço pelo trabalho da Universidade defendendo que a cooperação entre as instituições (sem esquecer o Politécnico) também poderá beneficiar a academia no sentido da sua modernização. 

Sendo internacionalmente reconhecida a qualidade da Universidade, a ambição que deve passar a existir em Coimbra estimulará um ainda maior prestígio das faculdades e cursos, faz notar Jaime Ramos.

unnamed (13)

Jaime Ramos acredita que uma Universidade ainda mais inovadora, empreendedora e moderna fará com que Coimbra ainda tenha mais orgulho na história da sua academia.

O candidato Uma análise da crise demográfica aponta para um risco real de, no prazo de 15 anos, o número de estudantes universitários passar para metade, facto que terá graves consequências sócio económicas. Para Jaime Ramos fechar os olhos a esta realidade e não definir estratégias que reduzam os danos é negligenciar Coimbra e a Região.

O desenvolvimento turístico da Região não pode prescindir de um trabalho conjunto com a Universidade de Coimbra  que anualmente recebe 450 mil pessoas. Estes visitantes têm de ser convertidos em turistas na cidade e região deixando Coimbra de ser só um ponto de breve paragem”.

Para Jaime Ramos “a Câmara Municipal de Coimbra deve liderar um projeto de cooperação entre os diferentes agentes turísticos (incluindo Portugal dos Pequenitos, Museu Machado de Castro e outros pontos turísticos)  crescendo o valor económico e o número de empregos com o aproveitamento das centenas de milhares de visitantes. A cooperação com as empresas turísticas e com a Turismo Centro de Portugal tem de ser dinamizada e potenciada”.

O candidato do PSD/CDS/PPM/MPT afirma ainda que “neste encontro foi analisado o centralismo lisboeta que se apropria da maioria dos recursos do orçamento do estado, estrangulando a Universidade de Coimbra e prejudicando as regiões”. 

Jaime Ramos estudou no Liceu José Falcão (antes D. João III) e no D. Duarte. Na faculdade de Medicina fez a licenciatura com 14 valores, tendo concluído uma pós-graduação em Medicina do Trabalho (incluía a componente  teórica do Mestrado em Saúde Ocupacional) com 17 valores.

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE