Vamos

Já visitou o Criptopórtico do Museu Nacional de Machado de Castro? (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 20-04-2022

O Teatrão estreou hoje “Viajantes do Tempo”, uma produção original que tem o Criptopórtico da cidade de Aeminium como cenário vivo. São visitas dramatizadas que permitem uma viagem pela História, pelas mãos de um jovem estudante de arqueologia. 

PUBLICIDADE

O Notícias de Coimbra desvenda em vídeo o início de uma dessas visitas inseridas no projeto intermunicipal “Marcos Históricos: Romanização”, que envolve os municípios de Coimbra, Condeixa-a-Nova e Penela. A iniciativa que arrancou hoje tem ainda sessões amanhã e nos dias 24, 26 e 30 de abril para o público geral e para as escolas. As visitas são limitadas a 10 pessoas e gratuitas mas já estão esgotadas, por isso a organização está a ponderar a realização de uma segunda série, a anunciar oportunamente.

A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Coimbra, conta com a colaboração do Museu Nacional de Machado de Castro e está integrada num projeto de programação cultural em rede, financiado pelo Centro 2020, e que visa proporcionar às comunidades locais e aos visitantes dos três territórios envolvidos a oportunidade de contactar com a história da romanização na Região Centro e de usufruir de espaços únicos, com elevado valor patrimonial e cultural, de forma integrada e inclusiva, como é o caso, na esfera geográfica do Município de Coimbra, do Criptopórtico da cidade de Aeminium. São visitas dinâmicas e emotivas, com apontamentos de encenação, com aspetos ora épicos, ora cómicos, que apresentam aos participantes a história do património em conjunto com histórias das pessoas que o pesquisam, e cujas aventuras ajudam a perceber melhor a origem das coisas.

PUBLICIDADE

publicidade

Ainda neste âmbito, e como explicou ao Notícias de Coimbra Isabel Craveiro, d’ O Teatrão, estão previstos para o no mês de maio o percurso temático “Canto das Pedras” que leva os visitantes a descobrir e imaginar marcos de romanização na cidade. 

Veja o vídeo NDC com um momento da visita dramatizada:

PUBLICIDADE

Veja o vídeo NDC com Isabel Craveiro, d’O Teatrão:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE