Coimbra

Já tem planos para o fim de semana? Veja o que pode fazer em Coimbra

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 16-09-2022

Se não tem planos para o fim de semana, saiba o que pode fazer em Coimbra nestes dois dias. As ofertas são muitas e variadas, para todos os gostos e idades.

PUBLICIDADE

publicidade

A Praça do Mercado, no Mercado Municipal D. Pedro V, apresenta este sábado atividades para os mais novos que, a partir das 11h00, se podem divertir nos insufláveis e com pinturas faciais e corporais. Este programa, de entrada livre, inclui ainda uma visita guiada ao Mercado, dedicada aos mais pequenos, enquanto decorre um workshop para os pais sobre “Os desafios do regresso às aulas”. Mas há mais, como saúde oral, rastreios e aula de yoga para as crianças.

PUBLICIDADE

Ainda na Praça do Mercado, às 20h30, há música ao vivo com Eli Macferry.

Na Baixa, na Praça do Comércio, a partir das 21h30, o destaque vai para o folclore, com a atuação do Grupo Folclórico da Casa do Pessoal da Universidade de Coimbra e do Rancho da Palheira. Este é mais um evento do programa “Noites de Verão” que vai animar o centro da cidade até 1 de outubro, com atuações todas as quintas, sextas e sábados, sempre às 21h30.

Antes disso, às 18h30, o Convento São Francisco apresenta “Ó – um dispositivo de dança de Cristian Duarte em Z0NA”.

No domingo, às 18h00, no Convento São Francisco podem assistir ao concerto de Bernardo Santos & Martim Almeida, dois pianistas naturais de Coimbra que se juntam num espetáculo a dois pianos.

Se gosta de exposições, pode aproveitar o fim de semana para visitar algumas, já que as opções são muitas. No Mosteiro de Santa Clara-a-Velha encontra-se a mostra “Interior”, no Café Teatro Académico Gil Vicente “Êxodo”, no Edifício Chiado a Coleção Telo de Morais e “O Inverno Vermelho de Bucha”, na Torre de Anto a exposição permanente do Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra e na Casa Municipal da Cultura “Cerco a Mariupol” e “O último reduto”.

Algumas destas exposições integram o Prémio Estação Imagem, que decorre em Coimbra até 6 de novembro e que tem como mote a resistência do povo da Ucrânia face à invasão das tropas russas. Ao todo são seis exposições (quatro de fotógrafos ucranianos), que chegam a vários espaços da cidade – “Os Insubmissos”, “Cerco a Mariupol”, “O Inverno Vermelho de Bucha”, “Êxodo”, “O Último Reduto” e “Interior”.

Este fim de semana decorrem também diversas iniciativas no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade. No sábado, na Baixa, entre as 9h00 e as 18h00, a Rua da Sofia vai estar fechada ao trânsito e vai transformar-se num palco de diversão, com insufláveis, atividades culturais, esplanadas na rua e outras atrações. A ponte Santa Clara também vai estar sem carros, das 14h00 às 18h00, e vai acolher diversas atividades desportivas.

No domingo, entre as 9h00 e as 19h00, vai encerrar ao trânsito a Avenida João das Regras, entre o Portugal dos Pequenitos e a zona da rotunda com a Avenida Inês de Castro. Os visitantes vão encontrar naquela área uma feira de artesanato no asfalto, atividades desportivas e culturais e insufláveis.

Estas são apenas algumas das propostas que Coimbra oferece no fim de semana e que convidam as pessoas a desfrutar da cidade.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE