Coimbra

Já tem planos para o fim de semana? Veja como se pode divertir em família em Coimbra

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 14-10-2022

Se ainda não tem planos para o fim de semana, conheça algumas sugestões do que pode fazer em Coimbra nestes dois dias.

PUBLICIDADE

A Praça do Comércio recebe o FOLKoimbra, uma mostra de etnografia e gastronomia que regressa ao “coração” da cidade depois de dois anos de interrupção, devido à pandemia. Promovido pela União das Freguesias de Coimbra e Fundação Inatel, conta com seis tasquinhas e seis grupos e é uma boa sugestão para quem quiser desfrutar da Baixa em família ou com amigos.

O evento começou na sexta-feira e vai prolongar-se até domingo. No sábado as tasquinhas abrem às 12h00. A par com a gastronomia, há animação, com as atuações do Rancho Folclórico de Ceira (18h00), do Grupo Folclórico e Etnográfico de Cova do Ouro e Serra da Rocha (20h45) e do Grupo Folclórico de Coimbra (21h30). No domingo as tasquinhas reabrem novamente às 12h00. Durante a tarde, às 17h00, atua o Grupo Etnográfico da Região de Coimbra. O evento encerra sempre às 23h00.

PUBLICIDADE

A caminhada contra o cancro da mama “Pequenos Passos, Grandes Gestos” é outra das sugestões para sábado, a partir das 15h00. Promovida pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), começa às 15h00, na Praça da República e segue até ao jardim do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. Esta é uma iniciativa comunitária que, desde 2010, congrega mais de 120 mil pessoas em torno da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama. Além disso, tem uma importante vertente solidária, uma vez que os fundos angariados destinam-se ao apoio à mulher com cancro da mama e sua família. Todas as pessoas podem inscrever-se. O kit custa cinco euros, valor que reverte na íntegra para o Núcleo Regional do Centro da LPCC.

Se estiver pela Baixa tem ainda uma vasta oferta a nível de exposições. Na Torre de Almedina – Núcleo da Cidade Muralhada pode visitar a mostra “Coimbra, 1395”; no Edifício da Inquisição “Judeus de Coimbra”; na Sala da Cidade “Os Insubmissos” (Prémio Estação Imagem); no Centro de Arte Contemporânea “Que te seja leve o peso das estrelas”; no Edifício do Chiado a Coleção Telo de Morais e “O Inverno Vermelho de Bucha” (Prémio Estação Imagem); e na Torre de Anto a exposição permanente do Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Fica também o convite para que percorra a cidade. Na Casa Municipal da Cultura encontra uma mostra de capas de vinil “The Rolling Stones”, a exposição “Cerco a Mariupol” e “O último reduto” (Prémio Estação Imagem), juntando-se a estas “Regresso à Escola”, que se encontra na Biblioteca Infantil.

Daí pode seguir para o Museu Nacional Machado de Castro, onde encontra “Revelações” (O Mundo do Vinho); Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, que apresenta “Interior” (Prémio Estação Imagem); Café Teatro Académico Gil Vicente, com “Êxodo” (Prémio Estação Imagem); e Convento São Francisco, com “Sempre no ar! – Arquivo da Rádio Universidade de Coimbra”.

Se gosta de animais, aqui fica um convite especial para que visite a exposição que se encontra patente, até 18 de outubro, no primeiro piso do Alma Shopping, que inclui 28 fotografias de animais que estão disponíveis para adoção no Canil Municipal de Coimbra.

No sábado, às 11h00, para os mais novos, há “Manhãs da Criança” na Praça do Mercado D. Pedro V e à noite há música ao vivo, com Jorge Baptista, a partir das 20h30.

Na Biblioteca Infantil, na Casa da Cultura, há também atividades com xadrez, às 14h30 e às 17h30.

Para os apreciadores de um bom “néctar”, o Hotel Quinta das Lágrimas promove no sábado, a partir das 20h00, um jantar “Vínico”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE