Saúde

Já se pode vacinar contra gripe e COVID-19 em Coimbra

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 24-09-2025

A campanha de vacinação contra a gripe e a COVID-19 2025/26 arrancou ontem, terça-feira, em todo o país, e também na nossa Região, na Unidade Local de Saúde (USL) de Coimbra e nas farmácias. Este ano, a vacinação gratuita contra a gripe estende-se a todas as crianças entre os seis e os 23 meses e a vacinação comparticipada às que têm entre os dois e os cinco anos.

“Devem vacinar-se contra a gripe e COVID-19 os maiores de 60 anos, os doentes crónicos de todas as idades e os profissionais de saúde”, explica Dinarte Viveiros, Médico de Saúde Pública e responsável pela campanha de vacinação da ULS de Coimbra, recordando que “é muito importante garantir a imunização contra estes vírus que, continuam a causar doenças graves, especialmente nos mais idosos”.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo a Direção-Geral da Saúde, a campanha deste ano tem como objetivo imunizar contra a gripe 2,5 milhões de pessoas e 1,5 milhões contra a covid-19. Todos os utentes elegíveis para vacinação receberão uma mensagem SMS informativa, sensibilizando para o processo de vacinação. Os utentes com 85 ou mais anos ou com patologias de risco são agendados pelas unidades de saúde (por uma mensagem SMS ou por contacto telefónico), contudo também poderão ativamente agendar a vacinação com a sua unidade de saúde. Os restantes utentes (60 a 84 anos) poderão ativamente agendar a vacinação numa unidade de saúde da ULS de Coimbra ou através da plataforma de agendamento das farmácias portuguesas.

PUBLICIDADE

“A campanha de vacinação sazonal outono-inverno 2025-2026 arrancou ontem e decorrerá atá ao dia 30 de abril de 2026, na nossa ULS e em farmácias comunitárias”, explica Alexandre Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra, frisando que “as nossas últimas campanhas de vacinação foram um sucesso – na época anterior tivemos uma taxa de vacinação acima da média nacional – e esperamos que este ano a tendência se mantenha, uma vez que a imunização de grupo é fundamental para conseguirmos atravessar a época de inverno com maior tranquilidade”. “Apelamos à população que se vacine, incluindo as crianças, pois as vacinas são importantes para cada um de nós e para a comunidade”, conclui o responsável.

O lema da campanha sazonal deste ano é “Vacine-se e proteja os momentos mais importantes”, uma vez que o inverno tem “momentos muito importantes” de festividades e, por isso, recomenda-se que as pessoas se vacinem, idealmente, até dia 15 de dezembro. A campanha prolonga-se, no entanto, durante o inverno.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE