Primeira Página

Já se pode fazer a rota que une Praia de Mira à Figueira da Foz com paisagens de tirar o fôlego

António Alves | 8 minutos atrás em 24-05-2025

Traçado tem cerca de 100 quilómetros e já foi considerado “o melhor percurso da rota Eurovelo de toda a Europa”.

Construída na estrada florestal que liga a Praia de Mira à Praia da Tocha, no Perímetro Florestal das Dunas e Pinhais de Mira, o percurso estende-se ao longo da Costa Atlântica aproveitando, dessa forma, as estradas florestais e vias cicláveis já existentes.

O investimento foi de 3,6 milhões de euros, com o Turismo de Portugal a apoiar com o valor de 1,5 milhões de euros.

PUBLICIDADE

Veja imagens do passeio inaugural

De acordo com Jorge Brito, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, trata-se de um projeto que se enquadra “naquilo que é a Estratégia para o Turismo Nacional, o Turismo 2027, naquilo que são a valorização dos nossos ativos diferenciadores, aquilo que é valorizar ativos emergentes, numa lógica de conciliar a natureza e o bem-estar”.

Esta infraestrutura, segundo o responsável, irá “ajudar, naturalmente, a diminuição da sazonalidade da procura turística no nosso território”. “A rota (agora inaugurada) pertence à rede europeia, que inclui atualmente cinco rotas cicláveis, e que ligam naturalmente a algumas das mais belas paisagens marítimas do mundo, onde agora este território se irá inserir”, frisou.

Veja o Direto NDC com Jorge Brito

O projeto e candidatura coube à Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra (CIM-RC). O presidente Emílio Torrão afirmou que quem procura este tipo de projeto é um turista “que vem para ficar quando gosta, tem tempo, gasta dinheiro e aprecia, sobretudo, os produtos endógenos de cada uma das regiões por onde passa”.

Segundo o autarca, a Rota Eurovelo que liga Praia de Mira à Figueira da Foz integra-se num conjunto de projetos ligados à mobilidade suave e integram “um circuito extremamente apetecível e extremamente rico em paisagem, gastronomia e em mil e um segredos que estão aí por descobrir”.

Mas, reconheceu, ainda falta concluir a ciclovia do Mondego e outras “que nós temos em plano, porque, na verdade, este é um futuro muito apetecível para os nossos empreendedores locais, para os nossos comerciantes”.

Veja o Direto NDC com Emílio Torrão

Num dos momentos de paragem do passeio inaugural, a vice-presidente da Turismo Centro de Portugal Anabela Freitas reconheceu que “este troço que aqui temos, e permitam-me que vos diga, dos milhares de quilómetros que a Eurovelo tem em toda a Europa, este é sem dúvida o troço mais bonito, e não tenho dúvida nenhuma que é o troço mais bonito de Portugal”.

“Queremos um turismo mais sustentável”, frisou a vice-presidente, lembrando que a entidade regional está apostada neste desígnio que permite mostrar a diversidade deste território.

Veja o Direto NDC com Anabela Freitas

O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, referiu que este projeto cumpre o objetivo principal daquilo que deve ser o turismo atualmente. Desde logo, e como fez questão de explicar, “devolver às comunidades, contribuir para o seu desenvolvimento, contribuir para a fixação de fluxos e para a operação turística”.

Segundo o governante, são investimentos como este da rota Eurovelo que permite à região já deter 15% do todo nacional de turistas a nível nacional.

Veja o Direto NDC com Pedro Machado

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE