Primeira Página

Já se circula de autocarro na antiga Linha da Lousã. Viagem inaugural ocorrerá até final do ano

António Alves | 4 meses atrás em 11-01-2024

O Primeiro-Ministro António Costa participou esta quinta-feira, 11 de janeiro, na viagem pré-inaugural do futuro Sistema de Mobilidade do mondego. A deslocação permitiu fazer o ponto de situação das obras em curso e que deverão estar concluídas este ano. O percurso Serpins-Largo da Portagem ocorrerá até dezembro de 2024.

PUBLICIDADE

Dois autocarros elétricos dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) fizeram esta quinta-feira a primeira viagem no antigo Ramal da Lousã. Na lista de passageiros estavam o Primeiro-Ministro António Costa e a ministra da Coesão Territorial Ana Abrunhosa, entre muitos outros convidados.

A deslocação teve início na futura Estação do Vale das Flores e passou por alguns dos pontos mais importantes da intervenção em curso. A primeira paragem teve lugar nas imediações das obras do futuro Parque de Material e Oficinas em Ceira, altura em que João Marrana teve oportunidade de dar a conhecer a importância deste investimento às portas da cidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

Veja o Direto Notícias de Coimbra com o início da viagem em Coimbra e paragem em Ceira

Depois, a comitiva que incluía os presidentes de câmara servidos por este sistema – Coimbra (José Manuel Silva), Miranda do Corvo (Miguel Baptista) e Lousã (Luís Antunes) – parou junto a um dos túneis reabilitados ao longo do percurso mesmo às portas de Miranda do Corvo.

PUBLICIDADE

publicidade

Neste local, o presidente da Infraestruturas de Portugal (IP) Miguel Cruz deu a conhecer toda a intervenção que permitirá, já no final do ano, abrir à circulação o troço entre Serpins (Lousã) e a atual Estação de Coimbra A.

O resto do percurso (entre Coimbra-A e Coimbra-B e a Linha do Hospital) entrará, de acordo com o presidente da Metro Mondego João Marrana, em funcionamento no ano de 2025.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com a apresentação do presidente da IP

A viagem pré-inaugural acabou na futura estação da Lousã, onde os autarcas tiveram oportunidade de agradecer o envolvimento no processo de António Costa, deixando mesmo o convite para que o Primeiro-Ministro demissionário marque presença na viagem inaugural.

Nesta cerimónia, onde também estiveram presentes alguns moradores na Lousã, António Costa aproveitou para contar um pouco da história deste processo e os benefícios que o futuro Sistema de Mobilidade do Mondego vai ter para a região.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com a cerimónia realizada na futura Estação da Lousã

Veja os Diretos Notícias de Coimbra com alguns dos percursos feitos no autocarro elétrico dos SMTUC

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE