Desporto

Já sabemos quem é o segundo candidato à presidência da Académica/OAF

António Alves | 2 horas atrás em 30-04-2025

Apresenta-se ao ato eleitoral de 1 de junho com o lema “Ser Académica”.

Fernando Miguel de Matos Ferreira Lopes, consultor empresarial e académico de coração, anuncia oficialmente a sua candidatura à presidência da Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol (AAC/OAF).

Nascido em Coimbra a 11 de setembro de 1974, Fernando Lopes é sócio n.º 1437 e apresenta-se com o lema “Ser Académica”, assumindo o compromisso de devolver à Briosa o protagonismo, o orgulho e a vitalidade que fazem parte da sua identidade.

PUBLICIDADE

A sua ligação à Académica é profunda e antiga. Ex-atleta das camadas jovens do clube – onde foi campeão distrital de Iniciados em 1988/89 – partilhou balneário com nomes como Sérgio Conceição e João Campos, trazendo consigo uma vivência intensa do espírito academista desde tenra idade.

Foi também dirigente estudantil e associativo durante as décadas de 1990 e 2000, tendo sempre conjugado a cidadania ativa com o amor à causa estudantil e ao clube.

Profissionalmente, Fernando Lopes construiu uma carreira sólida na área da gestão, da consultoria e do desenvolvimento organizacional, tendo assumido cargos de topo em empresas de referência como a Santix Indústria de Confecções e o Grupo dos Transportes Pascoal. Paralelamente, colaborou com o setor público em projetos de valorização de competências e formação.

A candidatura assenta em quatro pilares estratégicos que apontam para um futuro ambicioso, sustentável e profissional.

A saber: identidade, ambição desportiva e gestão profissional (a AAC/OAF precisa de uma liderança que honre o seu passado e prepare o seu futuro, com um modelo de gestão moderno, competente, transparente e eficiente em todas as áreas do futebol); valorização da marca na era digital (a Académica é uma marca histórica com um potencial imenso. A candidatura propõe-se a reposicionar a sua imagem e projeção, elevando-a com criatividade e inovação); ligação à cidade e aos adeptos (Fernando Lopes defende uma Académica próxima, interativa e representativa pois “a Académica é o coração de Coimbra. Deve ser um clube de todos e para todos, devolvendo aos adeptos o orgulho e sentimento de pertença que se perdeu nos últimos”, afirma) e projeto sólido a 6 anos (a visão estratégica da candidatura inclui um plano a médio prazo que aposta na sustentabilidade financeira, na formação, na modernização das infraestruturas do clube e a construção de uma estrutura desportiva competitiva, onde a modernização do clube em todas as suas vertentes é fundamental, começando pela gestão profissional e moderna do futebol).

Recorde-se que Fernando Lopes é o segundo candidato oficial à presidência da Académica/OAF. O primeiro anúncio teve lugar no domingo, 27 de abril, e coube ao dentista Joaquim Reis.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE