Coimbra

Já sabemos quando é a próxima “Mon(s)tra Luthiers” em Coimbra

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 12-02-2024

O Conservatório de Música de Coimbra volta a acolher a 4.ª edição da “Mon(s)tra Luthiers”. Esta iniciativa é promovida pela Associação de Músicos e Técnicos (ASMUSITEC).

PUBLICIDADE

O evento, que pretende ser simultaneamente uma mostra e montra para os trabalhos realizados por luthiers ou artesãos na área dos instrumentos musicais ou equipamentos relacionados com a música, terá lugar nos dias 24 e 25 de fevereiro.

Depois do sucesso das 3 edições anteriores, que trouxeram a Coimbra algumas centenas de pessoas de todo o país, a Mon(s)tra Luthiers 2024 conta já com 46 inscrições, de norte a sul de Portugal, com forte presença de luthiers da região Centro.

PUBLICIDADE

publicidade

Pela primeira vez vão estar presentes 2 construtores vindos da Galiza (Espanha). Durante dois dias, é possível ver de perto guitarras elétricas e acústicas, baterias, pedais de efeitos, colunas, gaitas de foles, instrumentos de percussão, instrumentos tradicionais, e outros acessórios diversos.

Integrado no evento, terá ainda lugar a 24 de fevereiro, pelas 18:30, um concerto no Grande Auditório do Conservatório de Música de Coimbra. Em palco irá estar “o virtuoso artista internacional Tcha Limberger, que desta forma fará a sua estreia absoluta em Portugal”. A ASMUSITEC acredita que este concerto deverá trazer a Coimbra “aficionados dos estilos gypsy jazz e manouche, não só de todo o país, mas igualmente do país vizinho”.

PUBLICIDADE

Nestes dois dias irão decorrer igualmente vários workshops de demonstração por parte dos construtores, com especial destaque para a presença do guitarrista bracarense Budda Guedes, que fará um “episódio” dos seu canal de youtube “Doctor Guitar” ao vivo.

O objetivo desta iniciativa é fomentar o empreendedorismo de atividades de idealização, criação, produção e fabrico de instrumentos e outros equipamentos ou serviços ligados à atividade musical e do espetáculo, desenvolvidos de forma artesanal em pequena escala.

Desta forma, promovem a sua apresentação e aproximação aos potenciais interessados, os músicos, que assim podem tomar conhecimento e eventualmente experimentar as criações dos artistas em exposição.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE