Em 2021, as comemorações do Dia do Município “fazem questão de continuar a assinalar a força criadora que existe no concelho Montemor-o-Velho e a resiliência das suas gentes”.
“De 5 a 8 de setembro, celebramos, juntos e em segurança, o orgulho de pertencer a um território vibrante e empreendedor”, anunciou hoe a autarquia local.
PUBLICIDADE
Ajustadas à nova realidade e a ambicionar com a vida pós-pandemia, as comemorações do Dia do Município antecipam cenários, e, no presente, com o invencível espírito criativo e reformador de sempre, afirmam o concelho de Montemor-o-Velho e a sua firme capacidade de reinvenção, afiança a edilidade liderada por Emilío Torrão.
Continuamos a reinventar as comemorações deste momento incontornável da vivência comunitária do concelho de Montemor-o-Velho e, apesar da pandemia que atravessamos, celebramos Montemor-o-Velho, as suas gentes, as suas potencialidades e valores, asegura o município.
Viver, sentir, celebrar… tradição e tecnologia caminham lado a lado
Sob o signo da segurança, da prevenção e do combate à pandemia, a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho preparou um programa pensado para ser vivido presencialmente, mas também através das redes sociais. Começamos a viagem no concelho e vamos chegar aos quatros cantos do mundo.
Num formato híbrido, que combina momentos presenciais, seguindo as regras preventivas definidas, com uma plataforma digital, vamos celebrar o Dia do Município e continuar a valorizar o que é nosso.
Há um vislumbre e um desejo imenso para voltar a receber as inesquecíveis Festas do Concelho e os milhares de visitantes em Montemor-o-Velho, mas, por agora, impera a responsabilidade e a certeza de que, juntos, faremos o derradeiro esforço para conter e vencer a pandemia.
Acreditamos na força da comunidade, na vontade e responsabilidade das pessoas. Acreditamos em Montemor-o-Velho.
Visitar Montemor-o-Velho… descobrir a multisecular Feira do Ano
Feira do Ano, das Cebolas e da Roupa Velha
7 e 8 de setembro, Largo da Feira
Nos dias 7 e 8 de setembro, Montemor-o-Velho volta a acolher a multisecular Feira do Ano e as tradicionais feiras da Roupa Velha e das Cebolas, realizadas num formato idêntico à Feira Quinzenal.
À semelhança do ano anterior, o plano de contingência visa garantir as recomendações e regras de segurança das autoridades de saúde locais e da Direção-Geral da Saúde.
A venda dos lugares terá lugar de 9 a 20 de agosto no Balcão Único da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho para os feirantes habituais e de 23 a 25 de agosto por setor de atividades no mercado municipal.
Expositores ganham espaço e visibilidade na Feira Virtual
Mesmo em pandemia, vamos divulgar o comércio e promover a economia local. Queremos que os contactos em ambiente virtual se traduzam em oportunidades de negócios reais.
As empresas, os serviços, as entidades, os artesãos e as associações vão ter uma montra digital na Feira Virtual. Deste modo, os expositores que, todos os anos, divulgam e promovem as potencialidades económicas locais, continuam com o merecido destaque, este ano de uma forma digital.
O Centro Náutico como palco privilegiado da animação cultural
A pensar na segurança de todos, o palco destas comemorações deslocaliza-se, a título excecional, para o gigantesco parque estacionamento do Centro Náutico de Montemor-o-Velho para evitar aglomerações e garantir o devido distanciamento físico tão importante neste tempo de pandemia.
Porque mais importante do que as celebrações é, e vai continuar a ser, a segurança dos Munícipes, nos dias 7 e 8 de setembro, Montemor-o-Velho afirma a música e a cultura com segurança, garantindo e respeitando as normas sanitárias e para realização de eventos.
Os espetáculos musicais de António Zambujo (no dia 7 de setembro) e de Richie Campbell (8 de setembro) vão, certamente, ficar na memória de todos.
Mostrar as Freguesias ao mundo, a festa em segurança
Se as pessoas não podem vir à festa, vai a festa até às pessoas. O provérbio não é assim, mas em Montemor-o-Velho existe o firme propósito e a vontade de envolver as pessoas numa festa pensada para ser vivida por todos.
A animação é descentralizada e vai passar pelo concelho de Montemor-o-Velho.
Dia 5 de setembro, o programa Domingão, da SIC, traz animação redobrada ao concelho.
Seja à janela de sua casa, na rua ou na televisão, não deixe de acompanhar e ver o nosso concelho no pequeno écran. Diretamente de Montemor-o-Velho para o mundo!
Dia do Município, um feriado para celebrar o concelho de Montemor-o-Velho
A Praça da República, com os Paços do Concelho como pano de fundo, recebe, novamente, as comemorações solenes do Dia do Município.
Neste dia de enorme peso institucional para o Município de Montemor-o-Velho, as celebrações vão realizar-se ao ar livre e serão transmitidas em direto nas redes sociais do Município, por forma a cumprir as regras de segurança e prevenção da pandemia.
A cerimónia inicia-se, às 10h, com o hastear da bandeira ao som do Hino Nacional e vai distinguir as várias individualidades e entidades concelhias com a entrega das medalhas de mérito municipal.
Apostar na Educação é incentivar um futuro de melhores possibilidades
O Município de Montemor-o-Velho continua a reconhecer o trabalho desenvolvido pelos alunos do concelho na cerimónia de entrega das bolsas de estudo de excelência e mérito, neste caso referente ao ano letivo de 2019/2020.
Comemorações do Dia do Município | programa
5 setembro | domingo
14h45 – 20h | programa Domingão – SIC
7 e 8 setembro | Largo da Feira
Feira do Ano, das Cebolas e da Roupa Velha
7 setembro | 3ª-feira | 22h30 | Centro Náutico
Concerto António Zambujo
Animação com Dj Old Guy a partir das 20h30
8 setembro | 4ª-feira | Feriado Municipal
10h | Praça da República
Hastear da Bandeira ao som do Hino Nacional pelas Filarmónicas concelhias
Sessão Solene do Dia do Município
22h30 | Centro Náutico
Concerto Richie Campbell
Animação com o Dj David Silva a partir das 20h30
PUBLICIDADE